Características farmacológicas flogo-rosa

FLOGO-ROSA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLOGO-ROSA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLOGO-ROSA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
O cloridrato de benzidamina é um anti-inflamatório não-esteroidal, derivado do imidazol, indicado para uso sistêmico ou tópico.
O cloridrato de benzidamina pertence aos anti-inflamatórios primários, pois inibe a inflamação mais por mecanismos locais do que por sistêmicos. Acumula-se, preferencialmente, nos tecidos inflamados e seus efeitos se manifestam somente em órgãos patologicamente alterados.
Na aplicação tópica, além de sua atividade anti-inflamatória e analgésica, a benzidamina exerce também localmente ação anestésica, antibacteriana e antifúngica.
Por suas características Flogo-Rosa, anti-inflamatório para uso vaginal à base de benzidamina, é medicação apropriada para o tratamento dos processos inflamatórios cérvico-vaginais, de diferentes etiologias.

Farmacocinética
Testes espectrofotométricos demonstraram que o cloridrato de benzidamina adere ao epitélio vaginal e alcança a concentração de 9,7 ± 6,24 µg/g. A gradual absorção pela mucosa vaginal produz uma baixa concentração plasmática que é insuficiente para produzir efeitos sistêmicos. A excreção é predominantemente através da urina e na forma de metabólitos inativos ou produtos conjugados.

Segurança pré-clínica
O cloridrato de benzidamina tem uma toxicidade muito baixa. A margem de segurança entre a DL50 e uma dose única oral terapêutica é 1.000:1. O cloridrato de benzidamina não afeta o trato gastrintestinal, não tem efeito teratogênico e não interfere com o desenvolvimento normal do embrião.