Interações medicamentosas florinefe

FLORINEFE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLORINEFE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLORINEFE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Quando usados concomitantemente, os seguintes medicamentos podem interagir com os adrenocorticosteroides:
Anfotericina B ou diuréticos depletores de potássio – (por exemplo: benzotiadiazinas e derivados, ácido etacrínico e furosemida) – aumento da hipocalemia. Os níveis de potássio sérico devem ser avaliados periodicamente; se necessário, usar suplementos de potássio (vide 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).
Anticolinesterases – efeitos do agente anticolinesterase podem ser antagonizados.
Anticoagulantes orais – os corticosteroides podem aumentar ou diminuir a ação anticoagulante. Pacientes que estiverem fazendo uso de anticoagulantes orais e de corticosteroides devem ser monitorados.
Antidiabéticos (agentes orais e insulina) – têm seu efeito hipoglicemiante diminuído. O paciente deve ser monitorado para os sintomas de hiperglicemia; a dosagem do antidiabético deve ser ajustada, se necessário.
Antituberculosos – as concentrações séricas de isoniazida podem estar diminuídas em alguns pacientes.
Ciclosporina – pode haver aumento das atividades da ciclosporina e dos corticosteroides quando administrados concomitantemente.
Glicosídeos Digitálicos – risco maior de arritmias ou intoxicação digitálica associada à hipocalemia. Os níveis de potássio sérico devem ser controlados; se necessário, usar suplementos de potássio.
Estrógenos (inclusive contraceptivos orais) – a meia-vida e a concentração do corticosteroide podem aumentar e o clearance diminuir. Ao se iniciar uma terapia com estrógeno, pode ser necessária uma redução na dosagem do corticosteroide; ao se terminar a terapia com o estrógeno, pode ser necessário o aumento na dosagem do corticosteroide.
Indutores das enzimas hepáticas (por exemplo: barbituratos, fenitoína, carbamazepina, rifampicina) – o clearance metabólico da fludrocortisona aumenta. Os pacientes devem ser observados para possível diminuição do efeito do esteroide, sendo que a dosagem de FLORINEFE deve ser ajustada de acordo.
Hormônio do crescimento humano – o efeito promotor do crescimento do hormônio de crescimento humano pode estar inibido.
cetoconazol – o clearance do corticosteroide pode diminuir, resultando em aumento do efeito terapêutico.
Relaxantes musculares não-despolarizantes – os corticosteroides podem diminuir ou aumentar a ação bloqueadora neuromuscular.
Agentes anti-inflamatórios não-esteroidais – aumento do efeito ulcerogênico; diminuição do efeito farmacológico do ácido acetilsalicílico. Às vezes, pode ocorrer toxicidade por salicilato em pacientes que interrompem o uso de esteroides, com terapia concomitante com altas doses de ácido acetilsalicílico. Os corticosteroides devem ser usados junto ao ácido acetilsalicílico com cuidado em pacientes com hipoprotrombinemia.
Drogas tireoidianas – o clearance metabólico dos adrenocorticoides é menor em pacientes com hipotireoidismo e maior em pacientes com hipertireoidismo. Alterações da tireóide podem necessitar de ajustes da dosagem de adrenocorticoides.
Vacinas – complicações neurológicas e ausência de resposta imunológica podem ocorrer quando pacientes em corticoterapia são vacinados (vide 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).

Interações nos testes laboratoriais
Corticosteroides podem afetar o teste de nitroblue tetrazolium para infecções bacterianas, produzindo resultados falso-negativos.