Bula para paciente floxacin

FLOXACIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLOXACIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLOXACIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como este Medicamento funciona?
FLOXACIN® é um antibiótico de amplo espectro para o tratamento de alguns tipos de infecções bacterianas.

Por que este medicamento foi indicado?
FLOXACIN® é indicado para o tratamento das seguintes infecções:
• Infecções do trato urinário;
• Inflamação do estômago e intestino (gastrenterite) causada por alguns tipos de bactérias;
• Gonorreia;
• Febre tifóide.
Floxacin® pode também ser usado para a prevenção de infecções nos seguintes casos:
• Contagem baixa de leucócitos: nestes casos, seu corpo fica mais sensível a infecções causadas por bactérias que fazem parte da flora intestinal.
• Quando você visitar locais em que possa ficar exposto a bactérias que possam causar inflamação do estômago e intestinos (gastrenterite).
O que são infecções do trato urinário? As infecções do trato urinário podem afetar uma ou várias partes do sistema urinário. Podem ocorrer em pacientes de ambos os sexos. Essas infecções são causadas pela presença e pelo crescimento de bactérias no sistema urinário.
Essas bactérias se originam mais frequentemente no intestino, onde são necessárias para seu funcionamento normal. São introduzidas no sistema urinário pela abertura da uretra. Na mulher, a infecção mais comum envolve a bexiga e é denominada de cistite. No homem, a infecção pode envolver a próstata e, consequentemente, chama-se prostatite. As bactérias podem migrar em direção aos rins e infectá-los.
Os sintomas de uma infecção do trato urinário podem incluir: urgência em urinar frequentemente e em pequenas quantidades e queimação dolorosa ao urinar. As infecções do trato urinário devem ser tratadas para se evitar o envolvimento dos rins.

O que é gonorreia?
A gonorreia é uma infecção que pode ocorrer em homens e mulheres e, geralmente, é contraída durante a relação sexual. Os órgãos que podem ser acometidos por esta infecção são: a uretra, a cérvix, o reto ou a garganta. Os sintomas de infecção da uretra podem incluir sensação de queimação ao urinar e/ou secreção de cor verde-amarelada. Os sintomas variam de leve a grave. O tratamento é importante, pois do contrário pode resultar em complicações sérias, como infecções dos túbulos renais.

Quando não devo usar este medicamento?
Contraindicação
Você não deve tomar FLOXACIN® se:
• Apresentar hipersensibilidade a qualquer componente do produto ou a antibióticos quinolônicos.

Advertências
Uso na gravidez e amamentação
Ainda não foi estabelecido o uso seguro de FLOXACIN ® em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso Pediátrico
FLOXACIN® não deve ser administrado a crianças antes da puberdade.

O que devo dizer para o meu médico antes de tomar FLOXACIN®?
Precauções
Informe ao seu médico sobre quaisquer condições médicas anteriores ou atuais, especialmente as seguintes:
• Hipersensibilidade a antibióticos;
• Histórico de convulsões, ou predisposição a elas;
• Qualquer tipo de problema nos rins;
• Qualquer tipo de arritmia cardíaca.

Posso dirigir ou operar máquinas enquanto estiver tomando FLOXACIN®?
Como FLOXACIN® pode causar tontura em alguns pacientes, você deve saber qual sua reação ao uso de FLOXACIN®, antes de dirigir, operar máquinas ou participar de outras atividades que exijam alerta mental ou coordenação motora.

Posso tomar FLOXACIN® com outros medicamentos?
Interações medicamentosas
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento, principalmente se forem:
• probenecida;
• nitrofurantoína;
• teofilina;
• ciclosporina;
• varfarina ou outros anticoagulantes orais;
• gliburida (uma sulfonilureia);
• suplementos de ferro ou zinco e polivitamínicos que os contenham em sua formulação;
• antiácidos ou sucralfato;
• cafeína;
• fenbufeno;
• didanosina;
• quinidina;
• procainamida;
• sotalol;
• amiodarona;
• cisaprida;
• eritromicina;
• antipsicóticos;
• antidepressivos tricíclicos.

Quais outras precauções devo tomar?
Você deve evitar exposição prolongada ou excessiva à luz solar. Foram relatadas reações na pele em alguns pacientes. FLOXACIN® pode prolongar o efeito da cafeína.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso a sua saúde.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias; exceto para crianças (Veja Uso pediátrico).

Como devo usar este medicamento?
Aspecto físico
O comprimido revestido de FLOXACIN® tem o seguinte aspecto: oval, branco ou esbranquiçado, com 705 gravado de um lado e o outro lado plano.

Características organolépticas
Veja aspecto físico.

Dosagem
A posologia usual para infecção do trato urinário é de um comprimido revestido duas vezes por dia (12/12 horas).A duração do tratamento pode variar de três a dez dias. Para infecções urinárias recorrentes, seu médico pode prescrever FLOXACIN® por até 12 semanas. Nos casos de prostatite crônica, recomenda-se o tratamento por 4 semanas. É importante seguir as recomendações de seu médico, especialmente sobre a duração do tratamento, mesmo ocorrendo alívio dos sintomas após as doses iniciais.
Para inflamação do estômago e intestino, a posologia usual é de um comprimido revestido duas vezes por dia (12/12 horas) durante cinco dias.
Para gonorreia, recomenda-se usualmente uma dose única de dois comprimidos revestidos.
A posologia usual para febre tifóide é de um comprimido revestido três vezes por dia (8/8 horas) por 14 dias.
Para prevenção de infecção em pacientes com contagem baixa de leucócitos, a dose e a duração do tratamento serão determinadas por seu médico, dependendo de sua condição.
Para prevenção de infecção bacteriana do estômago e intestino, a posologia usual é de um comprimido revestido de FLOXACIN® por dia com início 24 horas antes da chegada e continuando por 48 horas após a partida de regiões em que você possa ficar exposto às bactérias.

Como usar
FLOXACIN® deve ser tomado com água, no mínimo 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições ou da ingestão de leite. FLOXACIN® não deve ser tomado em um intervalo inferior a duas horas da ingestão de suplementos de ferro, zinco ou de multivitamínicos que os contenham em sua formulação, antiácidos, sucralfato, ou formulações orais de didanosina.

O que fazer se eu esquecer de tomar uma dose?
Tente tomar FLOXACIN® conforme prescrito por seu médico. No entanto, se esquecer de tomar uma dose, você deverá tomar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem duplicar a dose.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento: Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Quais efeitos adversos FLOXACIN® pode causar?
Reações
Qualquer medicamento pode apresentar efeitos adversos ou indesejáveis, denominados efeitos adversos. FLOXACIN® em geral é bem tolerado. Os efeitos adversos mais frequentes incluem: náusea, cefaleia, tontura, exantema, pirose, dores/cólicas abdominais e diarreia.
Raramente também podem ocorrer outros efeitos adversos, alguns deles podendo ser graves.
Pare de tomar FLOXACIN® e entre em contato com seu médico imediatamente em qualquer um dos seguintes casos:
– Desenvolvimento de reações alérgicas, como inchaço da face, dos lábios, da língua e/ou garganta (com dificuldade de respiração ou deglutição), ou urticária; – Desenvolvimento de reações na pele, incluindo reação grave à luz solar, como vermelhidão, inchaço ou formação de bolhas; – Desenvolvimento de dor nos tendões (tendinite; ruptura do tendão); – Piora dos sintomas de miastenia grave; – Desenvolvimento de quaisquer sintomas de distúrbios mentais; – Desenvolvimento de qualquer alteração na audição; – Desenvolvimento de qualquer dor, queimação, formigamento, dormência, e/ou fraqueza nos braços e pernas.
Seu médico possui uma lista mais completa dos efeitos adversos. Informe ao seu médico ou procure cuidados médicos imediatamente no caso de ocorrência destes e de outros sintomas incomuns.

O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Entre imediatamente em contato com seu médico.

Onde e como devo guardar este medicamento?
FLOXACIN® não deve ser conservado em temperaturas superiores a 40oC. Não tome este medicamento após a expiração da data de validade impressa na embalagem.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.