Posologia de floxacin

FLOXACIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLOXACIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLOXACIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



FLOXACIN® deve ser ingerido com um copo de água, no mínimo uma hora antes ou duas horas depois das refeições ou da ingestão de leite. Multivitamínicos, outros produtos contendo ferro ou zinco, antiácidos contendo magnésio e alumínio, sucralfato ou didanosina (em comprimidos mastigáveis tamponados ou em pó pediátrico para solução oral) devem ser tomados somente duas horas depois da administração de FLOXACIN®. Deve-se testar a sensibilidade do agente causal a FLOXACIN®; entretanto, a terapia pode ser iniciada antes dos resultados do antibiograma.

Tratamento:

DIAGNÓSTICO

POSOLOGIA

DURAÇÃO DO TRATAMENTO

Infecção do trato urinário

400 mg 12/12 h

7 – 10 dias

Cistite aguda não complicada

400 mg 12/12 h

3 – 7 dias

Infecção do trato urinário crônica recidivante+

400 mg 12/12 h

até 12 semanas++

Gastroenterite bacteriana aguda

400 mg 12/12 h

5 dias

Uretrite, faringite, proctite ou cervicite gonocócica agudas

800 mg

dose única

Febre tifoide

400 mg 8/8 h

14 dias


+Se for obtida supressão adequada nas primeiras 4 semanas de tratamento, a dose de FLOXACIN pode ser reduzida para 400 mg ao dia.
++O tratamento com duração de 4 semanas tem se mostrado bastante eficaz nos casos de prostatite crônica.

Profilaxia:

DIAGNÓSTICO

POSOLOGIA

DURAÇÃO DO TRATAMENTO

Sepse consequente a neutropenia

400 mg 8/8 h

Enquanto a neutropenia se mantiver+

Gastroenterite bacteriana

400 mg/dia

 

Iniciar 24 h antes da chegada e continuar 48 h após a saída de áreas endêmicas


+Até o momento, não há dados disponíveis para recomendar o tratamento por mais de 8 semanas.

Insuficiência Renal
FLOXACIN® é adequado para o tratamento de pacientes com insuficiência renal. Em estudos envolvendo pacientes com depuração plasmática da creatinina inferior a 30 ml/min/1,73m2, mas que não requeriam hemodiálise, a meia-vida plasmática de FLOXACIN® foi de aproximadamente 8 horas. Estudos clínicos não mostraram diferenças na meia-vida média de FLOXACIN® em pacientes com depuração plasmática da creatinina inferior a 10mL/min/1,73m2 em comparação com aqueles com depuração plasmática de 10-30ml/min/1,73m2. Portanto, para esses pacientes, a dose recomendada é de 1 comprimido de 400 mg uma vez ao dia. Nessa posologia, as concentrações nos fluidos e tecidos corporais apropriados excedem as CIMs da maioria dos patógenos sensíveis ao norfloxacino. Não há dados suficientes para recomendar uma posologia para tratamento da gonorreia em pacientes com depuração plasmática da creatinina de 30 ml/min/1,73 m2, ou menos. FLOXACIN® não foi estudado em pacientes com febre tifoide com depuração plasmática da creatinina inferior a 30 ml/min/1,73 m2.