Bula para paciente acido mefenamico

ACIDO MEFENAMICO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ACIDO MEFENAMICO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ACIDO MEFENAMICO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



• Ação esperada do medicamento: o ácido mefenâmico é um anti-inflamatório com atividade analgésica e antipirética. É indicado para o alívio sintomático de artrite reumatóide, osteoartrite, dor (muscular, traumática, dentária, dor de cabeça de várias origens, pós-operatória e pós-parto), dismenorréia primária, menorragia por causas disfuncionais ou por uso de DIU (dispositivo intrauterino) quando excluído doença pélvica de causa orgânica e síndrome pré-menstrual.
• Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e da umidade.
• Prazo de validade: 24 meses contados a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde.
• Gravidez e lactação: informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não é recomendado a mulheres grávidas. Mulheres sob tratamento com ácido mefenâmico devem consultar o médico caso decidam engravidar. Este produto não deve ser usado durante a amamentação.
• Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O tratamento em pacientes pediátricos (acima de 14 anos) não deve se prolongar por mais de 7 dias.
• Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
• Reações adversas: informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: diarréia, náuseas com ou sem vômitos, reações alérgicas do tipo anafilaxia, urticária e eritema multiforme, asma, falta de ar, dor na região do abdômen, tonturas, nervosismo, sonolência, cefaléia, visão turva, convulsões e insônia (vide Reações Adversas/Colaterais e Alterações de exames laboratoriais).

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

• Ingestão concomitante de outras substâncias: este medicamento pode ser administrado junto às refeições, e não deve ser ingerido com bebidas alcoólicas.
• Contra-indicações e Precauções: se ocorrer diarréia, outros problemas digestivos (como sangramento, ulceração e perfuração) ou erupção cutânea (rash), o tratamento deve ser descontinuado imediatamente e o médico deve ser consultado.
O ácido mefenâmico não deve ser usado por pacientes com úlcera ativa ou inflamação crônica do trato gastrintestinal e por pacientes com história prévia de hipersensibilidade ao fármaco ou a qualquer componente da fórmula. Devido à possibilidade de sensibilidade cruzada com ácido acetilsalicílico ou outros antiinflamatórios não-esteróides (AINEs), este medicamento não deve ser administrado a pacientes que apresentam sintomas de broncoespasmo, rinite alérgica ou urticária induzidos por estes medicamentos. Este medicamento deve ser evitado em pacientes com disfunção renal preexistente.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER
PERIGOSO PARA A SAÚDE.”