Bula para paciente fludilat

FLUDILAT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUDILAT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUDILAT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
FLUDILAT é indicado para o tratamento de:
-Distúrbios circulatórios cerebrais e periféricos.
-Distúrbios circulatórios cerebrais (esclerose cerebral) com vertigens, cefaleias, zumbido, alterações do sono, diminuição da capacidade mental, falta de memória, baixa concentração, instabilidade afetiva.
-Distúrbios circulatórios das extremidades com sensação unilateral de frio nas pernas, cãibras noturnas, parestesias, claudicação intermitente, dor em repouso, alterações tróficas.
-Angiopatia diabética, incluindo retinopatia diabética.
-Alteração vascular diabética, incluindo retinopatia diabética (alteração vascular nos olhos).
-Úlcera crural.
-Distúrbios circulatórios funcionais como doença de Raynaud e acrocianose.
-Distúrbios circulatórios dos olhos.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
FLUDILAT RETARD tem ação vasodilatadora, facilitando a circulação sanguínea.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
FLUDILAT RETARD é contraindicado para pacientes com insuficiência hepática ou renal, insuficiência cardíaca descompensada e durante os 3 primeiros dias após um infarto do miocárdio, Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
FLUDILAT RETARD deve ser usado com cuidado em pacientes com retenção de urina devido à hipertrofia da próstata. Pacientes que sofrem de glaucoma devem controlar regularmente a pressão intraocular quando estiverem tomando FLUDILAT RETARD.

Pacientes idosos
Não existem recomendações especiais para uso em pacientes idosos e não tem sido relatado nenhum evento adverso específico que exija medida especial nesses pacientes. Algumas das contraindicações tais como doenças do fígado ou dos rins, insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio podem ocorrer com maior frequência em idosos do que em pacientes mais jovens.

Gravidez e lactação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Embora em estudos em animais a administração de FLUDILAT RETARD a fêmeas prenhes não tenha mostrado efeitos sobre os filhotes, o médico deve avaliar os benefícios para a gestante contra os possíveis riscos para o feto.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas
FLUDILAT RETARD pode causar confusão temporária, distúrbios do sono ou tontura. Portanto, caso ocorra algum desses sintomas, recomenda-se cautela ao dirigir e operar máquinas.

Ingestão concomitante com outras substâncias
FLUDILAT RETARD interage com medicamentos para diminuir a pressão, outros vasodilatadores, nitratos e psicotrópicos. Não foram encontrados relatos da interação do produto com alimentos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Os comprimidos revestidos de FLUDILAT RETARD são redondos, biconvexos, apresentam a inscrição “Organon” e “R7M” e possuem cor lavanda (rosa-violeta).

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem mastigar, após as refeições.
De modo geral, 1 comprimido revestido, 2 vezes ao dia, após as refeições. Em casos graves, a dose pode ser elevada para 1 comprimido revestido, 3 vezes ao dia.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você se esquecer de tomar o comprimido, não tome dose dobrada para compensar o comprimido esquecido. Tome o comprimido assim que se lembrar ou se estiver próximo da próxima dose, aguarde o horário habitual para tomá-lo.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Ocasionalmente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, como por exemplo, dor gástrica e náusea. Informe seu médico sobre o aparecimento dessas ou de outras reações desagradáveis, especialmente se forem graves ou persistentes.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Sintomas de intoxicação:
As manifestações de superdose diferem de indivíduo para indivíduo podendo ocorrer irritação gastrintestinal e aumento da tendência a hemorragias.
No caso de intoxicação, os seguintes sinais e sintomas podem ser observados: diminuição da pressão arterial, colapso circulatório ou até parada cardíaca (bloqueio), distúrbios do ritmo cardíaco e respiratório, hiperrelexia, agitação, delírio, alucinações, inconsciência (desmaios), espasmos tônico-clônicos e hemólise tardia (após dois dias).
Não há um antídoto específico disponível.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.