Superdosagem flufenan

FLUFENAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUFENAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUFENAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O tratamento é essencialmente sintomático e de manutenção. Pode-se considerar o seguinte:
– Não induzir emese, visto que pode se desenvolver uma reação distônica do pescoço e cabeça que daria lugar à aspiração do vômito.
– A lavagem gástrica com antecedência é útil.
– Administrar uma suspensão aquosa de carbono ativo.
– Administrar um catártico salino.
– Manter a função respiratória.
– Manter a temperatura corporal.
– Monitorizar a função cardiovascular por pelo menos 5 dias.
– Controlar as arritmias cardíacas com fenitoína intravenosa, de 9 a 11 mg/kg.
– Em caso de insuficiência cardíaca, digitalina.
– Para a hipotensão administrar vasopressores como norepinefrina ou fenilefrina (não administrar epinefrina, pois pode produzir hipotensão paradógica).
– Controlar as convulsões com diazepam seguido de fenitoína, 15 mg/kg, enquanto se monitoriza o ECG.
– Deve-se administrar benzotropina ou difenidramina para o tratamento de sintomas agudos tipo Parkinson que podem se apresentar.
– A depressão severa do SNC pode requerer a administração de um estimulante como anfetamina ou dextroanfetamina (deve-se evitar picrotoxina ou pentilenotetrazol), visto que podem induzir convulsões.
– As diálises não dão bons resultados.