Bula para paciente fluimucil solução injetável

FLUIMUCIL SOLUÇÃO INJETÁVEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUIMUCIL SOLUÇÃO INJETÁVEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUIMUCIL SOLUÇÃO INJETÁVEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Fluimucil® injetável é um medicamento que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Fluimucil® injetável é indicado quando se tem dificuldade para expectorar e há muita secreção densa e viscosa, tais como: bronquite aguda, bronquite crônica, bronquite tabágica (bronquite originária do cigarro), enfisema pulmonar, broncopneumonia (inflamação nos pulmões), abscessos pulmonares (acúmulo de pus), atelectasias pulmonares (fechamento dos brônquios), mucoviscidose (doença hereditária que produz muco espesso, também conhecida por fibrose cística). Também é indicado para intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve usar este medicamento se for alérgico a acetilcisteína ou a qualquer um dos componentes da formulação ou, se possuir úlcera duodenal.
– Gravidez
Categoria de risco B: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
– Amamentação
Não há estudos claros comprovando a segurança durante a amamentação, por isso não se recomenda utilizar este medicamento durante esta fase.
– Uso em idosos
Devem-se seguir as orientações gerais descritas nesta bula. Contudo, recomenda-se reduzir a dose inicial para a metade da dose de adulto e, em caso de necessidade e, se o medicamento for bem tolerado a dose poderá ser aumentada.
– Posso dirigir ou operar máquinas enquanto estiver tomando Fluimucil® injetável?
Fluimucil® injetável não interfere no estado de vigília e atenção do paciente, o que permite ao paciente dirigir e operar máquinas normalmente enquanto estiver fazendo uso do medicamento.
– Interações medicamentosas
Fluimucil® injetável usado durante a inalação pode ser misturado com vasoconstritores
(nafazolina, fenoxazolina, oximetazolina, cloridrato de efedrina), broncodilatadores (salbutamol,
aminofilina, brometo de ipratrópio, bromidrato de fenoterol), nitrofurazona e/ou cloreto de benzalcônio.
Interações com exames laboratoriais: não foram observados alterações nos exames laboratoriais em pacientes que fazem uso de Fluimucil® injetável.
Interações com alimentos: por ser de uso injetável ou tópico para inalação, não há interferência entre o medicamento e alimentos.

Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro
medicamento.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER
PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
– Aspecto físico e características organolépticas do medicamento
Fluimucil® injetável é uma solução incolor e límpida de odor sulfúreo.
– O que devo dizer ao meu médico antes de usar Fluimucil® injetável?
Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas médicos que esteja apresentando ou tenha apresentado e sobre quaisquer tipos de alergias. Se possuir asma brônquica comunique o médico.
– Dosagem
O médico determinará a duração do tratamento de acordo com a evolução clínica; a grande tolerabilidade geral e local do medicamento permite tratamentos prolongados.
Uso intramuscular (IM)
Adultos: aplica-se o conteúdo de 1 ampola de 1 a 2 vezes ao dia.
Crianças: a dose deve ser reduzida pela metade.
Uso intravenoso (IV)
Intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol: Inicia-se o tratamento com uma dose elevada e a reduz posteriormente conforme o quadro clínico e o peso do paciente.
Uso tópico (INAL)
Tratamento por inalação (adultos e crianças): Utiliza-se 1 ampola em cada sessão, efetuando-se
1 a 2 sessões por dia pelo período prescrito pelo médico.
Instilações endobrônquicas (adultos e crianças): Administra-se através da cânula de traqueostomia do tubo endotraqueal ou do broncoscópio 1 ampola por vez, 1 ou 2 vezes por dia, de acordo com a necessidade.
– O que fazer no caso de esquecer de tomar uma dose?
Se você deixou de fazer uma inalação ou aplicação, deverá fazê-la o quanto antes, e fazer a inalação ou aplicação seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose.
– Como usar
Uso injetável
A administração de Fluimucil® injetável por via intramuscular e intravenosa deve ser realizada por profissional da saúde especializado, com os equipamentos necessários e suporte médico.
Uso tópico para inalação
A administração para inalação deve proceder da seguinte forma:
1- romper a ampola no local indicado, protegendo os dedos para não cortá-los;
2- depositar a dose de Fluimucil® injetável no copo do inalador, podendo utilizar uma seringa para retirar o medicamento da ampola e transportar para o copo. Se for o caso, adicionar outros medicamentos conforme a prescrição médica e adicionar solução fisiológica para completar o volume;
3- realizar a inalação pelo tempo determinado.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Quando Fluimucil® injetável é administrado através de inalação pode ocorrer irritação da garganta, coriza, estomatite, náusea e vômito. Estas reações adversas são pouco freqüentes. O uso do medicamento por via injetável pode ocasionar reações de alergia como coceira e dificuldade em respirar, o que requer atenção e pronto atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Em caso de superdose, avise seu médico imediatamente para que ele possa prestar atendimento de urgência. Os sintomas mais prováveis serão do tipo gastrintestinais. Superdose por via tópica pode determinar uma expectoração excessiva que exigirá atenção médica.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).
A ampola, depois de aberta e se conservada sob refrigeração, pode ser utilizada por no máximo
24 horas para uso inalatório.
Para uso injetável, deve-se utilizar o conteúdo da ampola imediatamente depois de aberta.
Excepcionalmente, Fluimucil® injetável, tanto conservado na ampola aberta ou no nebulizador pode adquirir uma coloração rosada, fato este que não significa que o medicamento perdeu sua atividade.
Como a acetilcisteína pode reagir com materiais (borracha, ferro, cobre) é conveniente utilizar dispositivos nebulizadores feitos de vidro ou plástico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS