Características farmacológicas fluviral

FLUVIRAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUVIRAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUVIRAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O paracetamol: possui ação analgésica e antipirética. Age pela inibição da síntese de prostaglandinas no sistema nervoso central (SNC) e, numa extensão menor, através de uma ação periférica de bloqueio do impulso da geração da dor. A ação periférica pode também ser devida à inibição da síntese de prostaglandinas ou ação de outras substâncias que sensibilizam os receptores da dor aos estímulos mecânicos ou químicos. Provavelmente podem produzir antipirese através da atuação no centro hipotalâmico de regulação da temperatura corporal, produzindo vasodilatação periférica e resultando em aumento do fluxo sanguíneo através da pele, suor e perda de calor. Esta ação central envolve a síntese de prostaglandinas no hipotálamo.

O maleato de clorfeniramina: é um anti-histamínico derivado da pirilamina. Atua por competição com a histamina pelos receptores H1 presentes nas células efetoras. Desta forma o maleato de clorfeniramina tem ação contrária à da histamina, responsável pelamaioria dos efeitos alérgicos presentes nos estado gripais. Sua ação direta sobre os receptores promove vasoconstrição, levando ao descongestionamento nasal e à redução da coriza.
Sua utilização em formulações para o tratamento sintomático da gripe está ligada à sua ação anticolinérgica fraca, capaz de reduzir a secreção das glândulas mucosas do trato respiratório, melhor ando assim a rinorreia e também por sua fraca ação sedante e antitussígena. Os anti-histamínicos de primeira geração, como a clorfeniramina têm ação sedante quando utilizados em doses adequadas por via sistêmica (4mg a cada 8 horas), mas em alguns pacientes pode levar à estimulação do SNC com sintomas de agitação e euforia.

O cloridrato de fenilefrina: É um vasoconstritor simpatomimético usado como descongestionante nasal tópico e sistêmico há muitos anos. Age como agonista nos receptores alfa-adrenérgicos na mucosa do trato respiratório, produzindo vasoconstrição, que temporariamente reduz o edema associado com inflamação da mucosa nasal, proporcionando melhor r espiração. A sua eliminação é renal. A droga em geral é bem tolerada e os efeitos sobre o SNC e cardiovascular são mínimos nas doses terapêuticas (4mga 10mg por dose).
Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento.