Resultados de eficácia fluviral

FLUVIRAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUVIRAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUVIRAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Um estudo duplo-cego, aleatorizado, envolvendo 146 pacientes com idade entre 18 e 60 anos, portadores de sintomas de gripe foi realizado. Neste estudo os pacientes foram distribuídos aleatoriamente para receber uma combinação fixa de paracetamol 400mg + clorfeniramina 4mg + fenilefrina 4mg ou placebo. O tratamento durou 48 a 72 horas. Os desfechos primários foram a avaliação da soma dos escores de 10 sintomas em uma escala de quatro pontos Likert. A segurança dos tratamentos foi avaliada através da observação da ocorrência de efeitos adversos ao tratamento.
Os resultados deste estudo mostraram uma idade média de 33,5 ± 9,5 anos no grupo placebo e 33,8 ± 11,5 anos no grupo com droga ativa. Foram incluídos 55 mulheres e 18 homens no grupo placebo e 46 mulheres e 27 homens no grupo com droga ativa. A comparação dos escores totais dos dois grupos revelou a redução significativamente maior no grupo com a combinação fixa em comparação com o grupo placebo (p=0,015). A análise dos intervalos das primeiras 13 doses (±66 horas de tratamento), mostrou uma redução maior do escore dos sintomas no grupo com a combinação fixa em comparação com o grupo placebo (p<0,05). A incidência de efeitos adversos foi pequena e similar em ambos os grupos.
Em conclusão, a combinação fixa de paracetamol 400m g + clorfeniramina 4mg + fenilefrina 4mg é segura e para o tratamento dos sintomas de gripe e resfriados em adultos.1

Referências Bibliográficas
1.Picon PD, Costa MB, da Veiga Picon R, et al. Symptomatic treatment of the common cold with afixed-dose combination of paracetamol, chlorphenamine and phenylephrine: a randomized,placebo-controlled trial. BMC Infect Dis. 2013 Nov 22;13:556.