Posologia de folifer

FOLIFER com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FOLIFER têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FOLIFER devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dose diária de ferro administrada na pediatria é calculada conforme a gravidade do caso e, salvo a critério médico diferente, na base de 2,5 a 5,0 mg por kg de peso.
Para fins de cálculo, o teor de ferro elementar de cada apresentação de FOLIFER FERRO é o seguinte:
Suspensão oral (gotas) de 250mg: 50 mg de ferro elementar por mL. Cada mL equivale a 20 gotas (1 gota = 2,5 mg de ferro elementar).
FOLIFER FERRO não tem sua absorção prejudicada pela presença de alimentos, sendo inclusive recomendada sua administração próxima às refeições.
Suspensão gotas 250 mg/mL: Lactentes e crianças até 4 anos – 1 gota/kg/dia, em dose única, para crianças até 20 kg. Acima de 20 kg, tomar até 20 gotas ou a critério médico. Crianças de 4 a 12 anos: 1 a 2 gotas/kg/dia, em dose única, para crianças até 20 kg. Acima de 20 kg, tomar até 20 gotas ou a critério médico. Adolescentes, adultos e gestantes: 20 gotas por dia.
* O esquema posológico pode ser alterado a critério do médico, de acordo com a gravidade do caso.
O tratamento deve ser continuado por 2 a 3 meses após a anemia ser atenuada, pois pode ocorrer recidiva.