Posologia de folinac

FOLINAC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FOLINAC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FOLINAC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A critério médico sendo sugerido:
Adultos:
Antidoto (dos antagonistas do ácido fólico):

Metotrexato: administrar em uma dose suficiente para produzir concentrações sanguíneas iguais ou maiores que as concentrações sanguíneas do metotrexato. Em geral, recomenda-se administrar a primeira dose do folinato de cálcio nas primeiras 24 horas para compensar as doses elevadas de metotrexato (no prazo de i hora em caso de superdosagem), com uma dosagem que produza concentrações sanguíneas iguais ou superiores às concentrações sanguíneas do metotrexato (o folinato de cálcio em doses de 15 a 25mg por m de superfície Corpórea produz uma concentração plasmática máxima de aproximadamente 1 micromolar). A da administração do folinato de cálcio varia segundo as doses de metotrexato e as concentrações plasmáticas que se obtêm (incluindo a taxa de eliminação): em geral Continua-se administrando folinato de Cálcio desde que a concentração de metotrexato decresça a nível inferior a 5,10 – 8 M.
Doses superiores a 25mg devem ser administradas por via parenteral.

Pirimetamina ou trimetoprirna:
Prevenção: de 0,4 mg a 5mg com cada dose do antagonista do ácido fólico.
Tratamento: de 5 a 15mg a0 dia.
Antianêmico: anemia megaloblástica secundária à deficiência de Folinato: 1 mg ao dia.

Crianças
Devem ser seguidas as recomendações de posologia, com base na de superfície corporal, conforme descrito para adultos.
Em pacientes com acidúria, ascite, desidratação, obstrução gastrintestinal, renal ou derrame pleural ou peritoneal pode ser necessário um tratamento com folinato de cálcio em doses maiores e/ou de maior duração devido a mais lenta de metotrexato e ao tempo mais prolongado para reduzir a concentração plasmática do metotrexato a níveis tóxicos (menor que 3 X 10M3). Recomenda-se que a duração da administração do folinato de cálcio nestes pacientes se fundamente em determinação do metotrexato plasmático. Para interferir nos efeitos antineoplásicos do metotrexato é melhor que a administração do folinato de Cálcio seja consecutiva, simultânea à administração do metotrexato. O folinato de cálcio tem sido administrado simultaneamente com a pirimetamina e a trimetoprima por via oral ou intramuscular, sem problemas, em doses que variam de 0,4 a 5mg para evitar a anemia megaloblástica, devido às doses elevadas destes medicamentos.