Posologia de folinato de cálcio

FOLINATO DE CÁLCIO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FOLINATO DE CÁLCIO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FOLINATO DE CÁLCIO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como antídoto para os antagonistas do ácido fólico: a posologia de TECNOVORIN® é variável, pois está na dependência da dose de metotrexato. Indica-se 1 comprimido de 15 mg a cada 6 horas durante 48 horas.
Após a infusão de metotrexato, a terapêutica de proteção com TECNOVORIN® é usualmente iniciada em até 24 horas. Os pacientes que recebem TECNOVORIN® “como resgate” dos efeitos tóxicos de metotrexato, devem estar sob supervisão de um médico experiente na terapêutica com metotrexato em altas doses.
A administração parenteral de TECNOVORIN® é recomendada caso seja evidenciado que a absorção é insuficiente devido a náuseas e/ou vômitos.
A administração de metotrexato não deve iniciar-se a menos que o clearance da creatinina e as concentrações de creatinina no soro sejam normais.
A administração de metotrexato em altas doses não deverá ser iniciada a menos que TECNOVORIN® esteja fisicamente presente, já que o resgate é crítico. Empregou-se uma variedade de programas de dosificação de leucovorina em combinação com metotrexato em altas doses. Uma vez que este regime encontra-se ainda sob investigação, o médico que prescreve deve consultar a literatura científica ao escolher uma dose específica.
A alcalinização da urina (com bicarbonato ou acetazolamida) e hidratação venosa (3.000 mL/m2 de superfície corporal/dia) também são importantes para prevenir a toxicidade renal determinada pelo metotrexato.
A administração de TECNOVORIN® deverá ser preferencialmente consecutiva e não simultânea com a administração de metotrexato. Todavia, leucovorina tem sido administrada de forma simultânea com pirimetamina e trimetoprima em doses orais ou intramusculares entre 0,4 a 5 mg para prevenir a anemia megaloblástica decorrente de altas doses destes fármacos.
Geralmente recomenda-se que a primeira dose de TECNOVORIN® seja administrada ao final das primeiras 24 a 42 horas após iniciada uma infusão de metotrexato em altas doses (decorridos 60 minutos após uma superdose), em uma dose capaz de produzir concentrações sangüíneas iguais ou superiores às concentrações de metotrexato no sangue (leucovorina em uma dose de 15 a 25 mg por m2 de superfície corporal produz concentrações plasmáticas padrão de aproximadamente 1 mol ou 1×10-6 M).
A duração da administração de TECNOVORIN® varia com a dose de metotrexato e as concentrações plasmáticas alcançadas (incluindo a velocidade de eliminação); geralmente a administração de TECNOVORIN® é mantida até que as concentrações de metotrexato atinjam valores inferiores a 5 x 10-8 M. Uma dose maior e/ou uma maior duração de tratamento com TECNOVORIN® poderá ser necessária nos pacientes com acidúria, ascite, desidratação, obstrução gastrintestinal, insuficiência da função renal ou derrames pleurais ou peritoneais, tendo em vista que a excreção de metotrexato encontra-se retardada e aumenta o tempo para que as concentrações plasmáticas de metotrexato reduzam-se a níveis não tóxicos (menores do que 5 x 10-8M). Recomenda-se que a duração da administração de TECNOVORIN® nestes pacientes esteja baseada na determinação das concentrações plasmáticas de metotrexato.
TECNOVORIN® é um antídoto específico para toxicidade hematopoiética do metotrexato e outros potentes inibidores da enzima dihidrofolato redutase. O resgate com TECNOVORIN® da terapêutica com metotrexato em altas doses inicia-se habitualmente no término das 24 horas de sua administração.
Um programa de dose de resgate convencional de TECNOVORIN® é de 10 mg/m2 oral ou parenteral seguido de 10 mg/m2 oral cada 6 horas durante 72 horas. Todavia, se nas 24 horas após a administração de metotrexato a creatinina no soro for de 50% ou superior ou mais do que a creatinina sérica pré-metotrexato, a dose de TECNOVORIN® deverá ser aumentada de imediato de 100 mg/m2 cada 3 horas até que o nível de metotrexato sérico atinja valores inferiores a 5 x 10-8M.
A dose recomendada de TECNOVORIN® para contrapor a toxicidade hematológica, devido aos antagonistas do ácido fólico com menor afinidade para a hidrofolato redutase de mamíferos do que o metotrexato, é substancialmente menor e são recomendados 5 a 15 mg de TECNOVORIN®/dia, por alguns investigadores.
No tratamento de anemias megaloblásticas: indica-se 1 comprimido de 15 mg diariamente.