Posologia de foradil

FORADIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FORADIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FORADIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Método de administração
Para uso inalatório em adultos e em crianças acima de 5 anos de idade.
As cápsulas com pó para inalação de Foradil® devem apenas ser utilizadas com o inalador fornecido na embalagem de Foradil®.
Para garantir a administração apropriada do medicamento, o médico ou outro profissional de saúde deve:
-Mostrar ao paciente como utilizar o inalador.
-Instruir o paciente que as cápsulas são apenas para inalação e não devem ser engolidas (vide “Advertências e Precauções”).
As instruções detalhadas do manuseio estão incluídas na bula presente na embalagem.
É importante que o paciente entenda que a cápsula gelatinosa pode se fragmentar e pequenos pedaços de gelatina podem alcançar a boca ou garganta após a inalação. A tendência de que isso ocorra é minimizada quando a cápsula não é perfurada mais do que uma vez. A cápsula feita de gelatina comestível não é prejudicial se ingerida.
As cápsulas devem ser removidas do blíster apenas imediatamente antes da utilização.

Posologia
Adultos
Asma
Para tratamento de manutenção regular, inalação de 1 a 2 cápsulas (equivalente a 12 a 24 microgramas de formoterol), duas vezes ao dia. Foradil® deve ser prescrito apenas em adição a um corticosteroide inalatório.
A dose máxima de manutenção recomendada é 48 microgramas/dia.
Se necessário, 1 a 2 cápsulas adicionalmente às requeridas para tratamento de manutenção podem ser usadas por dia para o alívio de sintomas comuns desde que a máxima dose diária recomendada de 48 microgramas/dia não seja excedida. Entretanto, se a necessidade de dose adicional for mais do que ocasional (por ex.: em mais de dois dias por semana), nova consulta médica deve ser feita e o tratamento reavaliado, já que isso pode indicar uma deterioração da condição subjacente. Foradil® não deve ser utilizado para o alívio dos sintomas agudos da crise de asma. No caso de uma crise de asma, um beta2-agonista de curta duração deve ser utilizado (vide “Advertências e Precauções”).
Profilaxia contra o broncoespasmo induzido por exercício ou antes de exposição inevitável a um alérgeno conhecido
O conteúdo de uma cápsula para inalação (12 microgramas) deve ser inalado com pelo menos 15 minutos de antecedência ao exercício ou exposição. Em pacientes com histórico de broncoespasmo grave, a inalação de 2 cápsulas (24 microgramas) pode ser necessária como profilaxia.
Em pacientes com asma persistente, o uso de Foradil® para prevenção de broncoespasmo induzido por exercícios, ou antes da exposição inevitável a um alérgeno conhecido, pode ser clinicamente indicado, no entanto, o tratamento para asma também deve incluir um corticosteroide inalatório (ICS).
Doença pulmonar obstrutiva crônica
Para tratamento de manutenção regular, inalação de 1 a 2 cápsulas (12 a 24 microgramas), duas vezes ao dia.

Pediátricos (Crianças acima de cinco anos)
Asma
Para tratamento de manutenção regular, inalação de uma cápsula (12 microgramas), duas vezes ao dia. Foradil® deve ser prescrito apenas em adição a um corticosteroide inalatório.
Para crianças de 5 a 12 anos de idade, o tratamento combinado com um produto contendo um corticosteroide inalatório e um beta2-agonista de longa duração (LABA) é recomendado, exceto nos casos em que um corticosteroide inalatório e um beta2-agonista de longa duração (LABA) forem necessários separadamente (vide “Advertências e Precauções”).
A dose máxima recomendada é de 24 microgramas/dia.
Foradil® não deve ser usado para alívio dos sintomas agudos de um ataque de asma. No momento de um ataque agudo, um beta2-agonista de curta duração deve ser usado (vide “Advertências e Precauções”).
Profilaxia contra o broncoespasmo induzido por exercício ou antes de exposição inevitável a um alérgeno conhecido
O conteúdo de uma cápsula para inalação (12 microgramas) deve ser inalado com pelo menos 15 minutos de antecedência ao exercício ou exposição.
Em pacientes com asma persistente, o uso de Foradil® para prevenção de broncoespasmo induzido por exercícios ou antes da exposição inevitável a um alérgeno conhecido, pode ser clinicamente indicado, no entanto, o tratamento para asma também deve incluir um corticosteroide inalatório (ICS).
Foradil® não é recomendado para crianças abaixo de 5 anos de idade.

Adultos e crianças acima de cinco anos
O efeito broncodilatador de Foradil® permanece significativo por 12 horas após a inalação. Portanto, na maioria dos casos, o tratamento de manutenção, duas vezes ao dia controlará a broncoconstrição associada com as condições crônicas, tanto de noite como de dia.

Populações especiais
Insuficiência renal
O formoterol não foi estudado em pacientes com insuficiência renal (vide “Farmacocinética”).
Insuficiência hepática
O formoterol não foi estudado em pacientes com insuficiência hepática (vide “Farmacocinética”).
Geriátricos (mais de 65 anos de idade)
A farmacocinética do formoterol não foi estudada em populações idosas (vide “Farmacocinética”). Os dados disponíveis a partir dos estudos clínicos conduzidos em pacientes idosos não sugerem que a dosagem deva ser diferente dos outros adultos (vide “Resultados de eficácia”).

Como usar as cápsulas com o inalador:
Atenção: Não engolir as cápsulas. Usar exclusivamente para inalação.
Siga as instruções para aprender a utilizar as cápsulas de Foradil® com o inalador.
Foradil® é utilizado no tratamento de doenças respiratórias; portanto, sua administração incorreta não produzirá o efeito desejado.

Remova as cápsulas do blíster apenas imediatamente antes de seu uso. Certifique-se que seus dedos estejam completamente secos para não molhar a cápsula.
O inalador é composto pelas seguintes partes:
1.uma capa azul para proteger o bocal da base;
2.a base que permite uma liberação adequada do medicamento da cápsula;

A base consiste em:
3.o bocal;
4.o compartimento para a cápsula;
5.os botões azuis com “asas” laterais projetadas e pinos em cada lado;
6.um canal de passagem do ar.
Para usar o inalador, proceda do seguinte modo:
1 – Retire a tampa do inalador.
2 – Abra o compartimento da cápsula, segurando firmemente a base do inalador e girando o bocal na direção indicada pela seta.
3 – Assegure que seus dedos estejam completamente secos. Retire uma cápsula do blíster apenas imediatamente antes do seu uso e coloque-a no fundo do compartimento da cápsula.
Atenção: Não coloque a cápsula no bocal!
4 – Feche o compartimento da cápsula, voltando o bocal até que você escute um “click”.
5 – Para liberar o pó da cápsula:
Segure o inalador Aerolizer® na posição vertical com o bocal para cima;
Pressione firme e simultaneamente os botões azuis, para romper a cápsula. Em seguida, solte os botões. Faça isso apenas uma vez.
Obs: Neste passo, a cápsula pode partir-se em pequenos fragmentos de gelatina que podem atingir sua boca ou a garganta, no entanto, a gelatina é comestível e, portanto, não é prejudicial. Não perfure a cápsula mais de uma vez. Se os botões azuis travarem, puxe-os de volta a sua posição inicial com ajuda das “asas” laterais.
6 – Expire (solte todo o ar do seu pulmão) o máximo possível.
7 – Para inalar seu medicamento profundamente para suas vias aéreas:
Coloque o bocal do inalador na boca e incline levemente sua cabeça para trás;
Feche firmemente os lábios ao redor dele;
Inspire, pela boca, de maneira rápida, porém calmamente, e o mais profundamente possível.
Obs: Você deve ouvir um som de vibração, como se a cápsula girasse no espaço superior ao compartimento da cápsula. Se não ouvir esse ruído, abra o compartimento da cápsula e verifique se a cápsula está solta. Caso a cápsula esteja presa, bata levemente o fundo do inalador e, em seguida, repita o passo 7.
NÃO TENTE DESPRENDER A CÁPSULA apertando repetidamente os botões.
8 – Após inspirar através do inalador Aerolizer®, segure sua respiração pelo maior tempo que você confortavelmente conseguir; enquanto isso retire o inalador da boca. Em seguida, expire pelo nariz. Você sentirá um sabor doce da lactose em sua boca. Você pode sentir um pouco da medicação no fundo da sua garganta. Isto é normal. Abra o compartimento da cápsula e verifique se ainda há resíduo de pó na cápsula. Se ainda restar pó na cápsula, repita os passos de 6 a 8.
9 – Após o uso de todo o pó, abra o compartimento da cápsula (vide passo 2). Remova a cápsula vazia e utilize um pano seco ou uma escova macia para remover qualquer pó que por ventura restou.
Obs: não utilize água para limpar o inalador Aerolizer®.

Por quanto tempo o inalador pode ser utilizado:
A dose exata liberada de medicamento pelo inalador foi estudada para o uso de até 360 cápsulas. Você precisará de um novo inalador após o uso de 360 cápsulas com o seu inalador atual para garantir a dose correta do medicamento. Portanto, após o uso de 2 embalagens de Foradil® Refil de 60 cápsulas por medicamento, você precisará adquirir uma embalagem de Foradil® contendo um inalador.
Você não deve usar o inalador após tê-lo usado com 360 cápsulas, mesmo que aparentemente esteja funcionando, porque você pode não receber a dose correta do medicamento.
Se você utiliza um total de 4 cápsulas por dia, 360 cápsulas serão consumidas em 90 dias (aproximadamente 3 meses).

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.