Gravidez forane

FORANE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FORANE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FORANE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ESTUDOS COM EXPOSIÇÕES REPETIDAS AO ISOFLURANO FORAM REALIZADOS EM ANIMAIS. PARECE HAVER UM POSSÍVEL EFEITO FETOTÓXICO RELACIONADO AO ISOFLURANO EM CAMUNDONGOS QUANDO DA ADMINISTRAÇÃO DE DOSES 6 VEZES SUPERIORES À INDICADA AOS HUMANOS. ESTUDOS EM RATOS NÃO DEMONSTRARAM EFEITOS SOBRE A FERTILIDADE, GRAVIDEZ, TRABALHO DE PARTO OU VIABILIDADE DA PROLE. NÃO FOI EVIDENCIADO EFEITO TERATOGÊNICO. EXPERIMENTOS SEMELHANTES EM COELHOS TAMBÉM NÃO EVIDENCIARAM TAL EFEITO. A RELEVÂNCIA DE TAIS ESTUDOS EM HUMANOS NÃO É CONHECIDA, POIS NÃO EXISTEM ESTUDOS ADEQUADOS E BEM CONTROLADOS EM MULHERES GRÁVIDAS. A SEGURANÇA DO ISOFLURANO NA GRAVIDEZ NÃO ESTÁ ESTABELECIDA. A SEGURANÇA DURANTE A GESTAÇÃO NÃO FOI AINDA ESTABELECIDA, PORÉM NÃO HÁ RAZÃO PARA SUSPEITAR DE QUALQUER EFEITO ADVERSO ESPECÍFICO DESTE AGENTE QUANDO UTILIZADO PARA ANESTESIA DURANTE A GESTAÇÃO. PERDAS SANGÜÍNEAS SEMELHANTES ÀS VERIFICADAS COM USO DE OUTROS AGENTES ANESTÉSICOS INALATÓRIOS FORAM OBSERVADAS COM ISOFLURANO EM PACIENTES NO PÓS-PARTO.
USO EM CESARIANA:
ISOFLURANO, EM CONCENTRAÇÕES DE ATÉ 0,75%, DEMONSTROU SER SEGURO E EFICAZ NA MANUTENÇÃO DA ANESTESIA EM PACIENTES SUBMETIDAS A PARTOS CESARIANOS. NENHUM EFEITO ADVERSO FOI DETECTADO NA MÃE OU NO NEONATO COMO RESULTADO DA ADMINISTRAÇÃO DE ISOFLURANO.
LACTAÇÃO:
NÃO SE SABE SE O ISOFLURANO É EXCRETADO NO LEITE HUMANO. DEVIDO AO FATO DE QUE MUITAS DROGAS SÃO EXCRETADAS NO LEITE MATERNO, DEVE-SE TER CAUTELA QUANDO DA UTILIZAÇÃO DO ISOFLURANO EM MULHERES QUE ESTEJAM AMAMENTANDO.