Características farmacológicas formare

FORMARE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FORMARE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FORMARE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacológicas
O formoterol é um potente agonista seletivo beta2-adrenérgico de longa duração. Exerce efeito broncodilatador diretamente nos pulmões, nos pacientes com obstrução reversível das vias aéreas. O efeito inicia-se rapidamente (cerca de um a três minutos após a inalação), permanecendo ainda significativo cerca de 12 horas após a inalação. Com as doses terapêuticas, os efeitos cardiovasculares são pequenos e de ocorrência ocasional.
Os efeitos farmacológicos dos fármacos agonistas beta2-adrenérgicos, incluindo o formoterol, são, ao menos em parte, atribuídos à estimulação da adenilciclase intracelular, enzima que catalisa a conversão da adenosina trifosfato em AMP cíclico. Os aumentos dos níveis de AMP cíclico causam relaxamento da musculatura brônquica e inibição da liberação de mediadores de hipersensibilidade imediata das células, especialmente de mastócitos.
O formoterol inibe a liberação de histamina e dos leucotrienos do pulmão humano sensibilizado passivamente. Algumas propriedades anti-inflamatórias, como a inibição de edema e o acúmulo de células inflamatórias, foram observadas em experimentos com animais.
Estudos em humanos demonstraram que o formoterol é eficaz na prevenção do broncoespasmo induzido por alérgenos inalados, exercícios, ar frio, histamina ou metacolina.
O formoterol administrado via inalatória em doses de 12 mcg e 24 mcg, duas vezes ao dia mostrou fornecer um rápido inicio da broncodilatação em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estável, que foi mantida no mínimo por 12 horas e foi acompanhada por melhora significativa em termos de qualidade de vida, usando o questionário respiratório “Saint George”.
Propriedades farmacocinéticas
Absorção: o formoterol inalado alcança a circulação sistêmica através de duas rotas, absorção pulmonar e intestinal. Assim como relatado para outros fármacos inalados, é provável que cerca de 90% do formoterol administrado por um inalador seja deglutido e, então, absorvido a partir do trato gastrintestinal. Ele exibe a concentração sérica bifásica após dose única inalatória de 120 mcg, com pico inicial de 52 ng/L em 0,25 hora, seguido por segundo pico de 40 ng/L em 1,58 hora. A meia-vida plasmática média do formoterol foi calculada em 3,4 horas após a administração oral e 1,7-2,3 horas após a inalação. A biodisponibilidade pulmonar média foi estimada em dois estudos como sendo entre 21% e 37% da dose medida. A absorção do formoterol após inalação tem padrão linear com doses inalatórias que variaram de 12 mcg a 96 mcg em estudo com dez pacientes saudáveis.
Distribuição: a ligação do formoterol às proteínas plasmáticas é de 61% a 64% (34% principalmente à albumina). Não há saturação dos sítios de ligação na faixa de concentração atingida com doses terapêuticas.
Biotransformação: o fumarato de formoterol é extensivamente metabolizado pelo fígado, sendo a glicuronidação direta sua principal via de biotransformação, com a formação de um metabólito inativo. A o-demetilação seguida de glicuronidação é outra via. Outras vias de menor importância envolvem conjugação sulfatada do formoterol e deformilação seguida de conjugação sulfatada. Múltiplas isoenzimas catalisam a glicuronidação e a o-demetilação do formoterol, sugerindo um baixo potencial para interações fármaco-fármaco, apesar da inibição de uma isoenzima específica envolvida no metabolismo do formoterol. O formoterol não inibe as isoenzimas do citocromo P450 em concentrações terapeuticamente relevantes.
Eliminação: a eliminação do formoterol da circulação parece ser polifásica. A meia-vida aparente depende do intervalo de tempo considerado. Com base nas concentrações plasmáticas ou sanguíneas de seis, oito ou 12 horas após administração oral, a meia-vida de eliminação determinada foi de aproximadamente duas a três horas. A partir das taxas de excreção urinária, entre três e 16 horas após administração, foi calculada meia-vida de cerca de cinco horas. O fármaco e seus metabólitos são completamente eliminados do organismo; aproximadamente dois terços de uma dose oral aparecem na urina e um terço, nas fezes. Após a inalação, cerca de 6% a 9% da dose, em média, é excretada inalterada na urina. O clearance renal do formoterol é de 150 mL/min.
Populações especiais
Sexo: após correção do peso corpóreo não há diferenciação farmacocinética significativa do formoterol entre homens e mulheres.
Idosos e em Insuficiência hepática/renal: não foi estudada nesses grupos.
Crianças: em um estudo com crianças entre 5-12 anos com asma que receberam fumarato de formoterol di-hidratado 12 ou 24 mcg duas vezes ao dia, por inalação, durante 12 semanas, a excreção urinária do formoterol inalterado aumentou entre 18-84%, comparado a quantidades medidas após a primeira dose. O acúmulo em crianças não excedeu ao dos adultos, que ficou entre 63-73%. Nas crianças estudadas, aproximadamente 6% da dose foi recuperada como formoterol inalterado na urina.