Portal

REAÇÕES ADVERSAS FRONTAL

Os eventos adversos de Frontal®, se presentes, geralmente são observados no início do tratamento e habitualmente desaparecem com a continuidade do tratamento ou diminuição da dose.
Os eventos adversos associados ao tratamento com alprazolam em pacientes participantes de estudos clínicos controlados e em experiências pós-comercialização são os seguintes:

Tabela de Reações Adversas

Classe de Sistemade ÓrgãosMuito Comum≥ 1/10Comum≥ 1/100a < 1/10Incomum≥ 1/1 000 a <1/100Raro1/10000a <1/1000MuitoRaro< 1/10000Frequênciadesconhecida (nãopode ser estimadapelos dadosdisponíveis)
Distúrbiosendócrinos     Hiperprolactinemia*
Distúrbios danutrição e dometabolismo Diminuiçãodo apetite    
DistúrbiospsiquiátricosDepressãoEstado deconfusão,desorientação, diminuiçãoda libido,ansiedade,insônia,nervosismo,aumento dalibido*Mania* (vide item5. Advertências ePrecauções),alucinações *, raiva*, agitação *  Hipomania*,agressividade*,hostilidade*,pensamentoanormal*, ehiperatividadepsicomotora*
Distúrbios do sistemanervosoSedação,sonolência, ataxia,comprometimentoda memória,disartria, tontura ecefaleiaPerturbaçãodo equilíbrio,coordenaçãoanormal,distúrbios deatenção,hipersonia,letargia etremorAmnésia  Desequilíbrioautonômico dosistema nervoso * edistonia*
Distúrbios oculares Visão turva    
DistúrbiosgastrointestinaisConstipação eboca seca    Distúrbiosgastrointestinais*
Distúrbioshepatobiliares     Hepatite*, funçãohepática anormal* eicterícia*
Distúrbios da pele etecido subcutâneo Dermatite*   Angioedema* ereação defotossensibilidade*
Distúrbiosmusculoesqueléticos,do tecido conjuntivoe dos ossos  Fraqueza muscular   
Distúrbios urinários erenais  Incontinênciaurinária*  Retenção urinária*
Distúrbios do sistemareprodutivo e damama Disfunçãosexual*Irregularidadesmenstruais*   
Distúrbios geraisFadiga eirritabilidade    Edema periférico*
Investigações Diminuiçãodo peso eaumento dopeso   Aumento da pressãointraocular*


* Reações Adversas identificadas pós-comercialização
Em muitos dos relatos de casos espontâneos de efeitos comportamentais adversos, os pacientes estavam recebendo outros fármacos de ação no sistema nervoso central concomitantemente e/ou tinham doenças psiquiátricas subjacentes. Pacientes que apresentam um distúrbio de personalidade limítrofe, história prévia de comportamento violento ou agressivo ou abuso de bebidas alcoólicas ou outras substâncias podem ser pacientes de risco para esses eventos. Foram relatados casos de irritabilidade, hostilidade e pensamentos invasivos durante a interrupção da administração de alprazolam em pacientes com distúrbio de estresse pós-traumático.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.