Características farmacológicas hemoprex

HEMOPREX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HEMOPREX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HEMOPREX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A alfaepoetina (eritropoetina alfa) é uma glicoproteína purificada, responsável pela regulação da produção de glóbulos vermelhos. A eritropoetina natural é produzida principalmente pelos rins, sendo sua biossíntese e secreção estimuladas pela diminuição da oxigenação dos tecidos ou diminuição na quantidade de glóbulos vermelhos.
Existem estados patológicos em que a produção de eritropoetina encontra-se abaixo do normal, principalmente naqueles associados a uma redução do parênquima renal funcionante verificado na insuficiência renal crônica. Uma vez que tanto a produção como a maturação das células precursoras dos eritrócitos estão na dependência da eritropoetina, as condições patológicas citadas resultam em anemia. Não é possível a obtenção de quantidades adequadas de eritropoetina, para uso terapêutico, a partir de fontes naturais. Consequentemente, a tecnologia de recombinação gênica constituiu-se na única solução praticável como fonte para a obtenção dessa substância, a partir de células de mamíferos, nas quais se insere o gene responsável pela síntese da eritropoetina humana. A eritropoetina produzida por essa técnica de recombinação gênica (r-HuEPO) é indistinguível da eritropoetina natural endógena, dosada na urina, no que se refere à atividade biológica e reatividade imunológica. Contém 165 aminoácidos em uma sequência idêntica à da eritropoetina humana endógena.
A meia-vida do Hemoprex® (alfaepoetina) após administração intravenosa é de 4 a 7 horas. A meia-vida de eliminação ocorre em um intervalo de 4 a 13 horas após administração intravenosa ou subcutânea, sendo geralmente mais elevada
depois das primeiras doses (> 7,5 horas) do que após 2 ou mais semanas de tratamento (6,2 horas após 7 doses; 4,6 horas após 24 doses). O aumento da contagem de reticulócitos (efeito inicial) ocorre em um período de 7 a 10 dias. A meia-vida em neonatais após injeção subcutânea é de 17,6 h após 3 dias de terapia, 11,2 h em 10 dias de terapia. O clearance em neonatais após injeção subcutânea ou infusão intravenosa contínua: 26-35 mL/h/kg em 3 dias de tratamento e 65-87 mg/h/kg em 10 dias de terapia.
Aumento da contagem de eritrócitos, hematócrito, hemoglobina: um aumento clinicamente significativo ocorre geralmente em um período de 2 a 6 semanas. A rapidez e extensão da resposta são dependentes da dose e disponibilidade dos depósitos de ferro. Em um período de 2 semanas, a administração de 50 UI/kg de peso corporal 3 vezes por semana aumenta os níveis do hematócrito uma média de 1,5 pontos, a administração de 100 UI/kg de peso corporal, 3 vezes por semana aumenta o hematócrito uma média de 2,5 pontos.
Tempo até a concentração máxima:
-Dose intravenosa única: 15 minutos.
-Dose subcutânea única: 5 a 24 horas. As concentrações máximas podem se manter entre 12 a 16 horas e pode haver quantidades detectáveis durante, pelo menos, 24 horas seguintes à administração.
Com a administração subcutânea repetida, as concentrações máximas se mantêm nos mesmos períodos de tempo com doses únicas subcutâneas, porém, são essencialmente menores que as conseguidas com dose única. Não obstante, concentrações menores de alfaepoetina são suficientes para alcançar a resposta desejada e concentrações mais baixas são suficientes para mantê-la.
Tempo até o efeito máximo: o aumento do hematócrito depende da dose; normalmente em um prazo de 2 meses com uma administração de 100 ou 150 UI/kg de peso corporal, 3 vezes por semana.
Duração da ação: o hematócrito pode começar a diminuir nas 2 semanas seguintes à interrupção do tratamento.
A correção da anemia pela alfaepoetina pode proporcionar maior sensação de bem estar, aumento de apetite, alívio da fadiga induzida pela anemia, da taquicardia, da dor de cabeça, de debilidade ou da angina de peito, aumento da tolerância ao exercício e à atividade física, melhoria do sono e da função sexual.
A produção de eritropoetina endógena pode ser suprimida mediante a administração crônica de alfaepoetina.