Interações medicamentosas hemoprex

HEMOPREX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HEMOPREX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HEMOPREX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não são conhecidas interações, clinicamente significantes, de Hemoprex® (alfaepoetina) com outros medicamentos. Entretanto, a ação de Hemoprex® (alfaepoetina) poderá ser potencializada pela administração terapêutica simultânea de um agente hematínico, quando houver um estado deficitário de precursores da hemoglobina.
As seguintes interações medicamentosas e/ou problemas relatados têm sido relacionados baseados na significância de seu potencial clínico:

Anti-hipertensivos: a alfaepoetina pode aumentar a pressão arterial, possivelmente a níveis hipertensivos, especialmente quando o hematócrito está aumentando rapidamente; pode ser necessário um tratamento anti-hipertensivo mais intenso (aumento da dosificação, administração de medicamentos adicionais e/ou mais potentes) para controlar a pressão arterial.
Heparina: pode ser necessário um aumento da dose de heparina em pacientes submetidos à hemodiálise, porque os aumentos induzidos pela alfaepoetina no volume de eritrócitos podem provocar coagulação sanguínea no dialisador e/ou acesso vascular.

Suplemento de ferro: as necessidades de ferro podem aumentar conforme se esgotam os depósitos de ferro existentes para a eritropoese; alguns médicos recomendam suplementos para todos os pacientes que não tenham sobrecarga de ferro devido às frequentes transfusões sanguíneas; em alguns pacientes os suplementos de ferro podem ser insuficientes e pode ser necessário administrar ferrodextrana pela via intravenosa.

Ciclosporina: Quando ciclosporina e Hemoprex® (alfaepoetina) são co-administrados, a concentração sanguínea de ciclosporina deve ser monitorada. Se o nível do hematócrito é aumentado, a dose de ciclosporina pode precisar ser ajustada, já que ciclosporina é combinada às hemáceas.

Interferência em exames laboratoriais
-Nitrogênio ureico no sangue, concentrações séricas de creatinina, de fósforo, de potássio, de sódio e de ácido úrico podem aumentar. No entanto, não foi estabelecido se o aumento descrito em pacientes com insuficiência renal crônica se deve a um efeito direto da alfaepoetina.
-Concentrações de ferro e ferritina sódica normalmente diminuem, exceto se o paciente está recebendo um suplemento adequado de ferro, já que os depósitos são utilizados para a síntese de hemoglobina.