Reações adversas henetix

HENETIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HENETIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HENETIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Efeitos indesejáveis:
Durante estudos clínicos com 905 pacientes, 11% deles apresentou uma reação adversa relacionada com a administração de HenetiX®(além da sensação de calor), sendo dor a mais comum, dor no local da injeção, mau gosto e náuseas.
Os efeitos indesejáveis relacionados à utilização de HenetiX® são geralmente leves a moderados e transitórios.
As reações adversas mais frequentemente relatadas durante a administração de HenetiX® desde a comercialização são sensação de calor e dor e edema no local da injeção.
As reações de hipersensibilidade são geralmente imediatas (durante a injeção ou ao longo de uma hora após o início da injeção) ou algumas vezes retardadas (uma hora até vários dias após a injeção) que aparecem sob a forma de reações adversas cutâneas. Reações imediatas compreendem um ou vários efeitos, sucessivos ou simultâneos, geralmente incluindo reações cutâneas, distúrbios respiratórios e / ou cardiovasculares, que podem ser os primeiros sinais de choque e que raramente podem ser fatais.
Graves distúrbios do ritmo, incluindo a fibrilação ventricular têm sido muito raramente relatados em pacientes com doença cardíaca, dentro ou fora de um contexto de hipersensibilidade.
As reações adversas estão listadas na tabela abaixo pelo Sistema de Classificação de Órgãos e pela frequência com as seguintes diretrizes: muito comuns (=> 1/10), comum (=> 1/100 a <1/10), incomum (=> 1/1.000 a <1/100), raro (=> 1/10.000 a <1/1.000), muito raros (<1/10.000), desconhecido (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis). As frequências apresentadas são derivadas dos dados de um estudo de observação em 352.255 pacientes.

Classificação por sistemas e órgãos Frequência: Reação adversa
Distúrbios do sistema imunológico

Rara: hipersensibilidade
Muito rara: reação anafilactóide, reação anafilática

Distúrbios endócrinos Muito rara: distúrbios da tireoide
Distúrbios do sistema nervoso

Rara: pre-síncope (reação vaso vagal), tremores*, parestesias*
Muito rara: coma*, convulsões*, confusão mental*, distúrbios visuais*, amnesia*, fotofobia*, cegueira transitória*, sonolência*, agitação*, cefaleias

Distúrbios do ouvido e do labirinto

Rara: vertigem
Muito rara: deficiência auditiva

Distúrbios cardíacos

Rara: taquicardia
Muito rara: parada cardíaca, infarto do miocárdio (mais frequente após injeção intracoronariana), arritmia, fibrilação ventricular, angina

Distúrbios vasculares

Rara: hipotensão arterial
Muito rara: colapso circulatório

Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastínicos

Rara: dispneia, tosse, aperto na garganta, espirros
Muito rara: parada respiratória, edema pulmonar, broncoespasmo, laringe espasmo, edema laríngeo

Distúrbios gastrointestinais

Pouco frequente: náuseas
Rara: vômitos
Muito rara: dor abdominal

Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo

Rara: angioedema, urticaria (localizada ou generalizada), eritema, prurido
Muito raras: pustulose exantematosa generalizada aguda, síndrome de Stevens-Johnson, síndrome de Lyell, eczema, exantema maculopapular (tratando-se em todos os casos de reações de hipersensibilidade retardada)

Distúrbios renais e urinários Muito rara: insuficiência renal aguda, anúria
Distúrbios gerais e alterações no local da injeção

Pouco frequente: sensação de calor
Rara: edema facial, mal estar geral, calafrios, dor no local da injeção
Muito raras: necrose no local da injeção após extravasamento, edema no local da injeção, inflamação no local da injeção após extravasamento

Investigações clínicas Muito rara: elevação da creatinina
Classificação por sistemas e órgãos Frequência: Reação adversa
Distúrbios do sistema nervoso Paralisia, paresia, alucinações e distúrbios na fala
Distúrbios gastrointestinais Pancreatite aguda, (Depois de um PRE), dor abdominal, diarreia, parotidite, hipersecreção salivar, disgeusia
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo Eritema polimorfo
Distúrbios vasculares Tromboflebite
Investigações clínicas Anormalidades eletroencefalográficas, aumento da amilase



-Colapso cardiovascular de gravidade variável pode ocorrer sem sinais de alerta, e pode complicar as manifestações cardiovasculares mencionadas na tabela acima.
-Podem ocorrer dor local e edema no local da injeção sem extravasamento do produto injetado, e são benignos e transitórios.
-Durante administração intra-arterial, a sensação de dor no local da injeção depende da osmolalidade do produto injetado.
-População pediátrica: a natureza esperada dos efeitos indesejáveis relacionados a Henetix é a mesma daquela dos efeitos reportados em adultos. A frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/ index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.