Posologia de hepsera

HEPSERA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HEPSERA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HEPSERA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Deve-se ingerir 1 comprimido de Hepsera® 10 mg 1 vez ao dia (a cada 24 horas) com um copo de água. Pode ser ingerido com ou sem alimentos. A duração ideal do tratamento ainda é desconhecida.

Adultos (18-65 anos)
A dose recomendada de adefovir dipivoxila é 10 mg (1 comprimido) 1 vez ao dia; a administração deve ser feita por via oral, com ou sem alimentos. Obteve-se a indicação principalmente com base em estudos clínicos com duração de 48 semanas. O tempo ideal de tratamento é desconhecido.
A relação entre a resposta ao tratamento e os resultados de longo prazo, como no carcinoma hepatocelular e na cirrose descompensada, é desconhecida.

Crianças e adolescentes ( < 18 anos)
A segurança e a eficácia de adefovir dipivoxila em pacientes menores de 18 anos não foram estabelecidas.

Idosos ( > 65 anos)
A segurança e a eficácia de adefovir dipivoxila em pacientes com mais de 65 anos de idade não foram estabelecidas. Deve-se tomar cuidado ao prescrever Hepsera® para pacientes idosos, já que neles a frequência de disfunção renal e cardíaca é maior e há aumento de comorbidades e do uso de outros medicamentos.

Insuficiência renal
O adefovir é excretado pelos rins. Portanto, devem ser feitos ajustes do intervalo de administração em pacientes com disfunção renal. Nenhum ajuste do
intervalo de administração é necessário em indivíduos com clearance de creatinina ≥50 ml/min. Já em pacientes valores <50 ml/min há necessidade de ajustes, conforme detalhado na Tabela abaixo. Não se deve exceder a frequência de administração recomendada de acordo com a função renal (ver os itens Advertências e Precauções e Propriedades Farmacocinéticas). Embora pacientes com insuficiência renal tenham sido incluídos em um estudo farmacocinético, a segurança e a eficácia dos intervalos de dose recomendados não foram avaliadas clinicamente. Portanto, nesses casos a resposta clínica ao tratamento deve ser monitorada com cuidado. Pacientes com clearance de creatinina abaixo de 10 ml/min não foram estudados.
Recomendação de dose em pacientes com insuficiência renal.

  Clearance de creatinina (ml/min) Pacientes submetidos à hemodiálise
30-49 10-29  
Dose recomendada e intervalo de administração 10 mg a cada 48 horas 10 mg a cada 72 horas 10 mg a cada 7 dias após a diálise



* Recomendação de administração obtida em estudo no qual a diálise de alto fluxo foi conduzida 3 vezes por semana.

Insuficiência hepática
Nenhum ajuste de dose é necessário em pacientes com insuficiência hepática (ver o item Propriedades Farmacocinéticas).

Descontinuação do tratamento em pacientes com Hepatite B crônica
O tratamento com Hepsera deve ser descontinuado caso haja perda de HBsAg ou soroconversão de HBsAg, uma vez que a duração ótima do tratamento é desconhecida.