Características farmacológicas hidrion

HIDRION com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HIDRION têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HIDRION devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Hidrion® associa em sua fórmula a furosemida e o cloreto de potássio.
A furosemida é um diurético e anti-hipertensivo da classe dos inibidores do simportador Na+-K+-2Cl- (diuréticos de alça), que se caracteriza por apresentar uma alta eficácia terapêutica que se manifesta rapidamente após a sua administração (1 a 3 horas) e cuja duração é relativamente curta (6 a 8 horas).
Em doses terapêuticas, Hidrion® age em nível de segmento espesso do ramo ascendente da alça de Henle, onde, ao inibir a proteína transmembrana simportador Na+-K+-2Cl-, irá provocar uma menor recaptação de sódio, potássio, e cloro, levando a um efeito diurético com aumento da concentração urinária destes três íons.
O cloreto de potássio reposto pelo Hidrion® suplementa o potássio eventualmente depletado pela ação da furosemida, elevando o seu nível de segurança medicamentosa.
São dados farmacocinéticos da furosemida: (1) concentração terapêutica 2,3 a 25,6 mcg/mL, (2) Cmax 552 ng/mL (com 20 mg), (3) tmax 87 min, (4) biodisponibilidade 47% a 70%, (5) taxa de excreção renal 60% a 90%, e (6) t1/2 30 a 120 min.
São dados farmacocinéticos do cloreto de potássio: (1) concentração terapêutica 3,5 a 5,0 mEq/L, (2) biodisponibilidade, bem absorvido, e (3) taxa de excreção renal 85% a 90%.