Posologia de hycamtin

HYCAMTIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HYCAMTIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HYCAMTIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de uso
Via intravenosa.
Hycamtin deve ser reconstituído e adicionalmente diluído antes do uso.
Antes da administração do primeiro ciclo de Hycamtin (cloridrato de topotecana), os pacientes devem apresentar contagem inicial de neutrófilos => 1.500 células/mm3, contagem de plaquetas => 100.000 células/mm3 e nível de hemoglobina => 9 g/dL.
Preparação para administração:
Hycamtin é uma droga citotóxica antitumoral. Da mesma forma que outros compostos potencialmente tóxicos, Hycamtin deve ser preparado sob uma cabine de fluxo laminar vertical, usando-se luvas e roupas de proteção. Se a solução de Hycamtin entrar em contato com a pele, lave-a bem, imediatamente, com água e sabão. Se Hycamtin entrar em contato com membranas mucosas, lave-as cuidadosamente em água corrente.
Preparação para administração intravenosa:
Cada frasco de 4 mg de Hycamtin deve ser reconstituído em 4 mL de água estéril para injeção. O volume apropriado da solução reconstituída deverá ser diluído em solução para infusão intravenosa de cloreto de sódio a 0,9% ou solução para infusão intravenosa de glicose a 5% antes da administração.
Como a forma farmacêutica liofilizada não contém nenhum conservante antibacteriano, o produto reconstituído deverá ser usado imediatamente.
Estabilidade:
Os frascos fechados de Hycamtin (cloridrato de topotecana) são estáveis por 24 meses, a contar da data de fabricação, quando armazenados em temperaturas entre 15oC e 30oC e protegidos da luz na embalagem original. Como o produto não contém nenhum conservante, o conteúdo deve ser usado imediatamente após a reconstituição.
Depois de diluído, este medicamento permanece estável quando armazenado sob refrigeração em temperaturas entre 2oC e 8oC, por um período de 24 horas. Após esse período, o produto reconstituído deve ser descartado.

Posologia
Populações especiais
Adultos:
Carcinoma ovariano e carcinoma de pulmão de pequenas células
Dose inicial: A dose diária recomendada de Hycamtin é de 1,5 mg/m2 por infusão intravenosa durante 30 minutos, por 5 dias consecutivos, a começar no dia 1 de um ciclo de 21 dias. Recomenda-se, na ausência de progressão do tumor, um mínimo de quatro ciclos, uma vez que a resposta pode ser demorada. O tempo médio de resposta, em três estudos clínicos sobre câncer ovariano, foi de 7,6 a 11,7 semanas, enquanto o tempo médio de resposta, em quatro estudos sobre câncer pulmonar de pequenas células, foi de 6,1 semanas.
Doses subsequentes: A topotecana não deve ser novamente administrada, a menos que a contagem de neutrófilos seja =>1 x 109/L, a contagem de plaquetas seja 100 x 109/L e o nível de hemoglobina seja =>9 g/dL (após transfusão, se necessário).
A prática padrão em oncologia no tratamento de neutropenia é administrar topotecana com outras medicações (como G-CSF) ou reduzir a dose para manter as contagens de neutrófilos. Se a redução da dose for determinada para pacientes que apresentarem neutropenia grave (contagem de neutrófilos <=0,5 x 109/L) por 7 dias ou mais, neutropenia grave associada com febre ou infecção ou cujo tratamento tenha sido adiado devido à neutropenia, essa redução deve ser de 0,25 mg/m²/dia a 1,25 mg/m²/dia (ou posteriormente até a dose de 1,0 mg/m²/dia se necessário). Do mesmo modo, as doses devem ser reduzidas se a contagem de plaquetas cair para menos de 25 x 109/L. Em estudos clínicos, a topotecana em pó para infusão IV foi descontinuada quando houve redução da dose para menos de 1,0 mg/m².

Carcinoma de colo de útero
Dose inicial: A dose recomendada de Hycamtin é de 0,75 mg/m², administrada como infusão intravenosa diária durante 30 minutos nos dias 1, 2 e 3. A cisplatina é administrada como infusão intravenosa no dia 1 em dose de 50 mg/m² e após a dose de topotecana. Esse esquema de tratamento se repete a cada 21 dias, por 6 ciclos, ou até a progressão da doença.
Doses subsequentes: Hycamtin não deve ser novamente administrado, a menos que a contagem de neutrófilos seja =>1,5 x 109/L, a contagem de plaquetas seja 100 x 109/L e o nível de hemoglobina seja => 9 g/dL (após transfusão se necessário).
A prática clínica padrão em oncologia no tratamento de neutropenia é administrar topotecana com outras medicações (como G-CSF) ou reduzir a dose para manter as contagens de neutrófilos. Se a redução da dose for determinada para pacientes que apresentarem neutropenia grave (contagem de neutrófilos inferior a 0,5 x 109/L) por 7 dias ou mais, neutropenia grave associada com febre ou infecção ou cujo tratamento tenha sido adiado devido à neutropenia, a dose de Hycamtin deve ser reduzida em 20%, para 0,60 mg/m², nos ciclos subsequentes (ou posteriormente para 0,45 mg/m²/dia. Do mesmo modo, as doses devem ser reduzidas se a contagem de plaquetas cair para menos de 25 x 109/L.

Dosagem em associação
Ajustes de dose podem ser necessários se Hycamtin for administrado em associação com outros agentes citotóxicos (ver o item Interações Medicamentosas).

Crianças: Devido à limitação de dados sobre eficácia e segurança na população pediátrica, nenhuma recomendação para o tratamento de crianças com Hycamtin pode ser dado.

Pacientes idosos: nenhum ajuste de dose parece ser necessário para pacientes idosos além dos ajustes relacionados à função renal.

Pacientes com insuficiência renal

Monoterapia: nenhum ajuste de dose parece ser necessário para tratar pacientes com insuficiência renal leve (clearance de creatinina de 40 a 60 mL/min). O ajuste da dose para 0,75 mg/m² é recomendado para pacientes com clearance de creatinina de 20 a 39 mL/min. Não são suficientes os dados disponíveis sobre pacientes com insuficiência renal grave para que se faça uma recomendação de dose. As recomendações de administração de Hycamtin em indivíduos com insuficiência renal moderada (20 a 39 mL/min) baseiam-se em estudos feitos em pacientes com câncer avançado.

Tratamento combinado: recomenda-se que Hycamtin em combinação com cisplatina, para o tratamento de câncer de colo de útero, seja administrado somente em pacientes com níveis séricos de creatinina 1,5 mg/dL. Se durante o tratamento combinado com Hycamtin® e cisplatina os níveis séricos de creatinina excederem 1,5 mg/dL, recomenda-se consultar as informações completas sobre prescrição para redução/continuação da dose de cisplatina. Caso seja necessário descontinuar a cisplatina, os dados disponíveis sobre a continuação da monoterapia com topotecana em pacientes com câncer de colo de útero são insuficientes.

Pacientes com insuficiência hepática: Nenhum ajuste de dose parece ser necessário no tratamento de pacientes com função hepática prejudicada (bilirrubina plasmática >1,5 a <10 mg/dL).