Reações adversas hydrea

HYDREA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HYDREA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HYDREA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Hematológicas Depressão da medula óssea (leucopenia, anemia e trombocitopenia ) (ver ADVERTÊNCIAS).
Gastrintestinais
Estomatite, anorexia, náusea, vômitos, diarréia e constipação.
Dermatológicas
Erupção maculopapular, eritema facial, eritema periférico, ulceração da pele e alterações da pele como dermatomiosite. Observou-se hiperpigmentação, eritema, atrofia da pele e unhas, descamação, pápulas violáceas e alopécia em alguns pacientes após vários anos de terapia de manutenção diária (longa duração) com HYDREA. Alopécia ocorre raramente. Câncer de pele foi raramente observado. Vasculite cutânea, incluindo ulcerações decorrentes da vasculites cutânea e gangrena, ocorreram em pacientes com desordens mieloproliferativas durante a terapia com hidroxiuréia. A vasculite cutânea foi relatada mais freqüentemente em pacientes com um histórico de, ou recebendo, terapia concomitante com interferon (ver ADVERTÊNCIAS).
Neurológicas Sonolência; raros casos de cefaléia, tontura, desorientação, alucinações e convulsões.
Renais Níveis elevados de ácido úrico sérico, uréia e creatinina; retenção anormal de bromossulfaleína; raros casos de disúria.
Outras Febre, calafrios, mal-estar, astenia e elevação de enzimas hepáticas. Casos raros de reações pulmonares agudas (infiltrados pulmonares difusos/fibrose e dispnéia). Em pacientes HIV-positivos recebendo terapia combinada de hidroxiuréia e outros agentes antiretrovirais, em particular a didanosina + estavudina, relatou-se pancreatite fatal e não-fatal, hepatotoxicidade e neuropatia periférica grave. No estudo clínico ACTG 5025, relatou-se um declínio mediano de células CD4 em aproximadamente 100/mm3, em pacientes recebendo hidroxiuréia em combinação com didanosina, estavudina e indinavir.
Associação de HYDREA e Radioterapia
s reações adversas observadas com o tratamento associado entre HYDREA e radioterapia foram semelhantes àquelas relatadas com o uso da hidroxiuréia isoladamente, principalmente depressão da medula óssea (leucopenia e anemia) e irritação gástrica. Quase todos os pacientes recebendo um ciclo adequado de tratamento com a associação de HYDREA e radioterapia irão desenvolver leucopenia. Trombocitopenia (<100.000/mm3) tem ocorrido raramente e usualmente na presença de leucopenia acentuada. HYDREA pode potencializar algumas reações adversas normalmente relatadas com a radioterapia isolada, tais como desconforto gástrico e mucosite.