Bula para paciente imosec

IMOSEC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de IMOSEC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com IMOSEC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Na diarréia, o Imosec® faz com que as fezes fiquem mais sólidas e diminui a
freqüência de evacuações. Imosec® tem seu início de ação desde a primeira
tomada, ocorrendo uma redução gradual da diarréia.
Cuidados de armazenamento
Conservar as embalagens em temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade
Verifique na embalagem externa se o medicamento obedece ao prazo de validade. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial a sua saúde.
Gravidez e lactação
Não se recomenda o uso de Imosec® durante a gravidez ou no período de amamentação, pois pequenas quantidades de Imosec® podem aparecer no leite humano. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Se você apresentar fezes sólidas ou endurecidas, ou se você já estiver há 24 horas sem evacuar, não tome mais o medicamento. A dose diária máxima não deve ultrapassar 8 comprimidos. Imosec® comprimidos deve ser utilizado somente em adultos.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Efeitos colaterais
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Podem ocorrer constipação (“prisão de ventre”) e abdome distendido, assim como dificuldade para urinar. Neste caso, pare de tomar Imosec® e, se estes efeitos forem graves, consulte seu médico. A hipersensibilidade ao Imosec® é rara. Pode ser reconhecida, por exemplo, por erupção cutânea, coceira, falta de ar ou edema de face. Se algum destes sinais ocorrer, procure seu médico. Algumas vezes podem ocorrer as seguintes queixas as quais podem ser devidas à própria diarréia: dor ou desconforto abdominal, náusea e vômito, flatulência, tontura ou sonolência e boca seca. Perda da consciência ou diminuição no nível de consciência podem ocorrer muito raramente.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outros medicamentos
Informe seu médico se você estiver usando medicamentos que diminuem a função do estômago ou do intestino (por exemplo, anticolinérgicos), pois podem aumentar o efeito do Imosec®.
Disfunção hepática
Informe seu médico se você tem problemas hepáticos, você poderá necessitar de um acompanhamento médico mais rigoroso.
Contra-indicações
Não utilize Imosec® em crianças. Não tome Imosec® se você for alérgico ao cloridrato de loperamida, que é o componente ativo do Imosec®. Imosec® não deve ser usado nos casos de diarréia em que as fezes contenham sangue ou pus ou sejam acompanhadas de febre. Não use Imosec® se você estiver com constipação (“prisão de ventre”) ou estiver com o abdome distendido. Também não deve ser utilizado se você tiver inflamação no intestino delgado, sem uma indicação específica do seu médico.
Precauções e advertências
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Embora Imosec® seja um medicamento para tratar os sintomas da diarréia ele não trata a sua causa. A causa da diarréia sempre que possível deve ser tratada. Quando você está com diarréia, há uma grande perda de líquidos através das fezes, que devem ser repostos através da ingestão de bastante líquido. Caso o episódio de diarréia aguda (diarréia que aparece repentinamente) não melhore dentro de um período de 48 horas, ou se houver o aparecimento de febre, pare de tomar o medicamento e entre em contato com seu médico. Se ocorrer constipação (“prisão de ventre”) durante o tratamento, o mesmo deverá ser suspenso. Caso a “prisão de ventre” seja intensa, avise seu médico. Se você tem AIDS e está sendo tratado com Imosec® para diarréia e apresentar qualquer sinal de abdome distendido, pare de tomar Imosec® imediatamente e avise seu médico.
Efeito sobre a capacidade de dirigir ou operar máquinas
Não há contra-indicações em tomar Imosec® se você dirige ou opera máquinas, a menos que você esteja sentindo cansaço, tontura ou sonolência. Superdose
Se por acidente, você ingeriu Imosec® em quantidades muito grandes, chame logo um médico, principalmente se os seguintes sintomas aparecerem: rigidez muscular, movimentos sem coordenação, sonolência ou dificuldade de respiração ou para urinar. As crianças são mais sensíveis que os adultos ao Imosec®. Se ocorrer ingestão acidental por crianças e algum dos sintomas descritos anteriormente aparecerem, procure um médico imediatamente.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.