Superdosagem imunen

IMUNEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de IMUNEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com IMUNEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Infecção sem causa aparente, ulceração na garganta, contusão e sangramento são os principais sinais de superdosagem de IMUNEN e resultam da depressão da medula óssea, que pode ser máxima após o período de 9 a 14 dias. Esses sinais têm maior possibilidade de manifestar-se em razão de superdosagem crônica do que de uma única superdosagem. Houve o relato de um paciente que ingeriu dose única de 7,5 g de azatioprina. Os efeitos tóxicos imediatos dessa superdosagem consistiram em náuseas, vômitos e diarreia, seguidos de leucopenia moderada e de anormalidades moderadas da função hepática. A recuperação ocorreu sem problemas.
Não há antídoto específico. A lavagem gástrica seguida de monitoramento, inclusive hematológico, se faz necessária para permitir o rápido tratamento de qualquer reação adversa que possa desenvolver-se. A importância da diálise para pacientes que fizeram uso de dose excessiva de IMUNEN é desconhecida, embora a azatioprina seja parcialmente dialisável.
Não há dados específicos sobre a tolerância de IMUNEN em pacientes idosos. Deve-se observar as mesmas precauções adotadas para adultos.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.