Reações adversas imunoglucan

IMUNOGLUCAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de IMUNOGLUCAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com IMUNOGLUCAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reações gerais: alguns pacientes podem apresentar febre e sensações de estado gripal, tais como: astenia, mialgia e cefaléias discretas, cerca de 2 horas após a aplicação, geralmente de duração limitada. A febre pode se fazer presente com baixa intensidade.

Reações cutâneas: existe a possibilidade de aparecimento de rubor e dor no local da aplicação, entre o 1º e o 6º dia. Com o uso prolongado do produto pode surgir, desde discreta hiperemia, passando a nodulação, chegando até à formação de abscesso. Imunoglucan®, entre as suas várias ações, estimula os macrófagos a produzirem vários tipos de citocinas; algumas, localmente, podem levar à agressão, promovendo destruição tissular. Outras citocinas promovem migração dos leucócitos para o sítio estimulado, podendo favorecer reação local. Ressalte- se que ambos – nódulo e abscesso – são estéreis (não possuem bactérias em seu interior). Os nódulos e os abscessos tendem a regredir espontaneamente, entretanto, os abscessos podem ser drenados cirurgicamente. Algumas medidas corretivas devem ser tomadas, conforme descrição abaixo:

CONDUTA EM CASO DE:
NÓDULOS
-Suspender a medicação de imediato.
-Colocar compressas geladas sobre a área do nódulo.
-Não fazer uso de antibióticos (não se trata de processo infeccioso).

ABSCESSOS estéreis
-Suspender a medicação de imediato.
-Realizar drenagem cirúrgica dos abscessos que apresentem flutuação, deixando dreno laminar por 24 a 72 horas.
-Não fazer uso de antibióticos (não se trata de processo infeccioso).
-Cobrir o local abscedado com compressas de gaze, para impedir possibilidade de contaminação externa.
Em pacientes com AIDS, tem sido relatado o aparecimento de hiperqueratose palmar e plantar.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.