Características farmacológicas inalador vick

INALADOR VICK com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de INALADOR VICK têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com INALADOR VICK devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Inalador Vick® é um inalador nasal contendo um líquido constituído por óleos voláteis, com os ingredientes ativos cânfora e levomentol. Outros ingredientes no produto incluem o óleo de agulha de pinho siberiano e o salicilato de metila como excipientes. Cânfora e levomentol são usados para proporcionar a sensação de alívio da congestão nasal. A inalação destes princípios ativos melhoram a percepção de fluxo de ar no nariz nestes pacientes.

Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção
Os ingredientes ativos de Inalador Vick® são lipossolúveis e chegam às vias respiratórias como um vapor diluído com o ar inspirado.
A absorção dos vapores de mentol e cânfora contidos em Inalador Vick® ocorre na mucosa nasal e nas vias respiratórias superiores. Uma pequena parte é excretada pelos pulmões e a maior parte absorvida é metabolizada no fígado e excretada na urina.
O efeito do Inalador Vick® é sentido em menos de 5 minutos após a utilização.
A cânfora e o levomentol provocam uma sensação de frio e frescor e melhora no fluxo de ar nas vias respiratórias. O efeito resfriador pode ser seguido algumas vezes por uma sensação de calor. Esta sensação de calor não ocorre devido à evaporação do levomentol nem devido vasodilatação, mas por uma ação específica relativa à terminação dos nervos.