Interações medicamentosas indinavir

INDINAVIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de INDINAVIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com INDINAVIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Nos estudos de interação medicamentosa não foram observadas interações clinicamente significativas quando Indinavir foi administrado concomitantemente com as seguintes drogas: cimetidina, claritromicina, estavudina, fluconazol, isoniazida, quinidina, trimetoprima/sulfametoxazol, zidovudina, zidovudina/lamivudina ou um contraceptivo oral (noretindrona/etinil estradiol 1/35).

As drogas nas quais foram observadas interações medicamentosas significativas foram:
-Cetoconazol: ocorre um aumento da concentração plasmática do Indinavir quando ele é administrado concomitantemente com cetoconazol, portanto deve-se considerar uma redução na posologia do Indinavir.
-Didanosina: se Indinavir e didanosina forem administrados em terapia combinada, eles devem ser tomados com um intervalo de pelo menos 1 hora, pois a didanosina é formulada com agentes tampão que elevam o pH do estômago para que ela não seja degradada; e nesse pH a absorção de Indinavir ficaria comprometida pois é necessário um pH gástrico normal (ácido)para que ele tenha uma ótima absorção. (Consulte a bula de didanosina).

-Rifabutina: ocorre um aumento da concentração plasmática de rifabutina quando esta é administrada conjuntamente com o Indinavir, portanto é necessário ajuste de posologia. (Ver Posologia: Terapia Concomitante)
-Rifampicina: ela é um potente indutor do citocromo P450 3A4, isto pode reduzir significativamente as concentrações plasmáticas de Indinavir, portanto não é aconselhável administração conjunta desses dois medicamentos.
Embora não tenham sido realizados estudos específicos com a administração conjunta de Indinavir com, astemizol, cisaprida, midazolam, terfenadina e triazolam e, estas as drogas competem também com o citocromo P450 3A4. Portanto isto pode resultar na inibição do metabolismo destas drogas e criar um potencial para efeitos adversos graves e/ou efeitos que impliquem em risco de vida (arritmias cardíacas, estados de sedações prolongadas, etc).