Posologia de inflamax

INFLAMAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de INFLAMAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com INFLAMAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de usar
Como uma recomendação geral, a dose deve ser individualmente ajustada. As reações adversas podem ser minimizadas utilizando a menor dose efetiva no período de tempo mais curto necessário para controlar os sintomas (vide Advertências“ e precauções”).
O diclofenaco comprimido dispersível deve ser tomado preferencialmente antes das refeições. O diclofenaco comprimido dispersível deve ser dissolvido em um copo de água filtrada ou fervida (fria) e o líquido agitado para dispersão antes da ingestão. Uma vez que uma porção da substância ativa pode ficar no copo a pós a ingestão, aconselha-se enxaguar com água em pequena quantidade para a ingestão do restante.

Posologia População alvo geral
A dose inicial diária recomendada é de 2 a 3 comprimidos de diclofenaco. Em casos mais leves, 2 comprimidos são, em geral, suficientes. A dose diária prescrita deve ser fracionada em duas a três doses separadas.
No tratamento da dismenorreia primária, a dose diária, que deve ser individualmente adaptada, é geralmente de 1 a 3 comprimidos por dia. Inicialmente devem ser 1 a 2 comprimidos por dia e, se necessário, estas doses devem ser elevadas no decorrer de vários ciclos menstruais até o máximo de 4 comprimidos por dia. O tratamento deve iniciar-se aos primeiros sintomas e, dependendo da sintomatologia, continuar por alguns dias.

Populações especiais
-Pacientes pediátricos (menores de 18 anos)
Devido à sua concentração, diclofenaco, não é recomendado para crianças e adolescentes abaixo de 14 anos de idade. Para adolescentes com 14 anos ou mais, a dose diária de 2 comprimidos é, geralmente, suficiente. A dose total diária prescrita deve ser fracionada em duas a três doses separadas.
A dose diária máxima de 150mg não deve ser excedida.

-Pacientes geriátricos (65 anos ou mais)
Em geral, não é necessário ajuste da dose inicial para idosos. Entretanto, precauções é indicada por patologias associadas, especialmente para pacientes idosos debilitados ou aqueles com baixo peso corporal (vide “Advertências e precauções’)

-Doença cardiovascular estabelecida ou fatores de risco cardiovascular significativos
O tratamento com diclofenaco geralmente não é recomendado em pacientes com doença cardiovascular estabelecida ou hipertensão não controlada. Se necessário, pacientes com doença cardiovascular estabelecida, hipertensão não controlada, ou fatores de risco significativos para doenças cardiovasculares, devem ser tratados com diclofenaco somente após avaliação cuidadosa e somente para doses diárias <= 100mg, se tratado por mais do que 4 semanas (vide “Advertências e precauções”).

-Insuficiência renal
O diclofenaco é contraindicado a pacientes com insuficiência renal (GFR < 15mL/min/1.73m2) (vide “contraindicações”). Não foram realizados estudos específicos em pacientes com insuficiência renal, portanto não pode ser feita recomendação no ajuste específico da dose. Recomenda-se cautela quando diclofenaco é administrado a pacientes com insuficiência renal (vide “Advertências e precauções”)

-Insuficiência hepática
O diclofenaco é contraindicado a pacientes com insuficiência hepática (vide “Contraindicações”). Não foram realizados estudos específicos em pacientes com insuficiência hepática, portanto não pode ser feita recomendação no ajuste específico da dose. Recomenda-se cautela quando diclofenaco é administrado a pacientes com insuficiência hepática leve a moderada (vide “Advertências e precauções”).

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.