Bula para paciente intal nebulização

INTAL NEBULIZAÇÃO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de INTAL NEBULIZAÇÃO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com INTAL NEBULIZAÇÃO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
INTAL® NASAL 4% é um medicamento com efeito terapêutico comprovado no tratamento e profilaxia da rinite alérgica e como tal deve ser usado regularmente, mesmo na ausência de sintomas. Pode levar alguns dias para atingir seu efeito terapêutico máximo.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
INTAL® NASAL 4% é indicado para tratamento e profilaxia da rinite alérgica (sazonal e perene).

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
INTAL® NASAL 4% é contraindicado para pacientes com alergia conhecida ao cromoglicato dissódico ou a qualquer um dos outros componentes da fórmula.

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

ADVERTÊNCIAS
INTAL® NASAL 4% deve ser descontinuado se houver aparecimento de pneumonia eosinofílica.
INTAL® NASAL 4% não deve ser utilizado para aliviar crise de espasmo dos brônquios.
Em caso de necessidade de interrupção do tratamento com INTAL® NASAL 4%, deve-sefazê- lo gradativamente, durante o período de uma semana. Os sintomas da asma poderão voltar após essa interrupção.
Verifique sempre o prazo de validade que se encontra na embalagem do produto e confira o nome para não haver enganos. Não utilize INTAL® NASAL 4% caso haja sinais de violação ou danificações da embalagem.

-Risco de uso por via de administração não recomendada
Não há estudos dos efeitos de INTAL® NASAL 4% administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via nasal.
Gravidez
A experiência acumulada com o cromoglicato dissódico sugere que o mesmo não apresenta qualquer efeito sobre o desenvolvimento fetal. Entretanto, só deve ser utilizado durante a gravidez quando houver necessidade evidente e a critério médico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Amamentação
Tomando por base estudos realizados com animais e suas propriedades físico-químicas,considera-se improvável que o cromoglicato dissódico seja excretado no leite materno. Não há sinais que o uso do cromoglicato dissódico em mulheres durante o período de amamentação cause qualquer efeito indesejável à criança.
INFORME AO MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS.
INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

PRECAUÇÕES
Pacientes idosos
Não há recomendações ou advertências especiais para pacientes acima de 65 anos de idade, nem evidências que justifiquem o emprego de posologia diferente.

Restrições a grupos de risco
Nos casos em que redução do tratamento com esteróides seja tentada em pacientes que estejam recebendo cromoglicato dissódico, o paciente deve ser cuidadosamente acompanhado enquanto a dose de esteróide é reduzida gradualmente. Se possível, o controle do fluxo máximo deve ser continuado durante estas reduções e os pacientes instruídos sobre o que fazer em caso de piora.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
O cromoglicato dissódico tem sido utilizado no ser humano para uma série de indicações e extensivamente avaliado quanto a interações medicamentosas, em estudos realizados com animais. Não se observou nenhuma evidência de interação do cromoglicato dissódico com outros fármacos.

-Interferência em exames de laboratório
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de INTAL® NASAL 4% em exames laboratoriais.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Antes de usar INTAL® NASAL 4%, assoe o nariz delicadamente.
1 – Remova a tampa do frasco, puxando-a para cima.
2- O frasco de INTAL® NASAL 4% deve ser preparado antes do primeiro uso. Mantenha o fundo do frasco, na posição vertical, sobre o dedo polegar e o atuador entre os dedos indicador e médio, apoiados sobre as abas laterais do frasco. Empurre o fundo do frasco apoiado sobre o dedo polegar contra os dedos indicador e médio, de maneira firme e rápida. Repita esta operação por no mínimo 3 vezes, obtendo, assim, um fino spray de INTAL® NASAL 4%. Agora o frasco de INTAL® NASAL 4% está pronto para uso.
3 – Mantenha o fundo do frasco sobre o dedo polegar e o atuador entre os dedos indicador e médio, apoiados sobre as abas laterais do frasco. Com o frasco na posição vertical, introduza a ponta do mesmo em uma das narinas, tampe a outra narina com o dedo e mantenha a boca fechada. Empurre o fundo do frasco, ou seja, o polegar contra os dedos indicador e médio uma vez, administrando assim, uma dose de INTAL® NASAL 4%.
4 – Expire através da boca e repita o procedimento descrito no Item 3 para administrar INTAL® NASAL 4% na outra narina.
5 – Mantenha a ponta do frasco de INTAL® NASAL 4% sempre limpa. A limpeza deve ser realizada com um lenço, após o uso do medicamento. Após o uso recoloque a tampa, pressionando-a firmemente sobre o frasco.

POSOLOGIA
Adultos e crianças: uma aplicação em cada narina, 2 a 4 vezes ao dia.
INTAL® NASAL 4% deve ser utilizado regularmente para garantir o máximo controle dos sintomas. Recomenda-se que o tratamento seja contínuo durante o período de exposição ao alérgeno, mesmo na ausência de sintomas.

Conduta necessária caso haja esquecimento de administração
Caso esqueça de aplicar uma dose, aplique-a assim que possível; no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser aplicadas duas doses ao mesmo tempo.

SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.
NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

ASPECTO FÍSICO
Líquido transparente, incolor a amarelo pálido.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
Ver item ASPECTO FÍSICO.

QUAIS AS REAÇÕES ADVERSAS QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Ocasionalmente pode ocorrer irritação da mucosa nasal. Raramente foram relatadas reações alérgicas.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Estudos com animais demonstraram que o cromoglicato dissódico apresenta toxicidade local ou sistêmica muito pequena; estudos com o uso do produto em humanos não revelaram qualquer perigo. É improvável portanto, que a superdose cause problemas, porém em caso de suspeita, o tratamento deve ser de suporte e direcionado ao controle dos sintomas relevantes.

Em caso de superdose acidental, procure imediatamente atendimento médico de emergência.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
INTAL® NASAL 4% deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) e ao abrigo da luz.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.