Resultados de eficácia isketam

ISKETAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ISKETAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ISKETAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em estudo comparativo, 120 participantes portadores de labirintopatias de diversas etiologias foram randomizados para receber 400 mg de piracetam e 1 mg de di-hidroergocristina ou cinarizina 75 mg, a cada 8 horas, durante 40 dias. Ao final do estudo, aproximadamente 47% dos pacientes que receberam a associação se apresentavam assintomáticos, enquanto uma melhora da sintomatologia foi observada em 32,4% destes pacientes. No grupo que recebeu a cinarizina, 34,6% dos pacientes ficaram assintomáticos e 34,6% apresentaram melhora ao final do estudo. Não foi evidenciada diferença significativa em relação à eficácia entre os dois grupos. Em relação à tolerabilidade, a cinarizina se mostrou inferior à associação, uma vez que foram relatados 88 eventos adversos com a cinarizina e apenas 2 com a associação. Outro estudo realizado, 55 participantes com vertigem de diversas etiologias foram selecionados para receber a associação de 1600 mg de piracetam e 3 mg de di-hidroergocristina duas vezes ao dia durante 3 meses. Ao final do estudo, a vertigem havia remitido por completo em 74% dos pacientes e havia melhorado parcialmente em 18% dos indivíduos estudados. A melhora dos sintomas associados também foi significativa: cerca de 60% dos pacientes que apresentavam zumbido ficaram assintomáticos e 30% apresentaram melhora do sintoma. O achado eletronistagmográfico também mostrou resultados positivos em cerca de 70% dos pacientes. Em uma avaliação global, foi encontrada eficácia satisfatória em 88,8% dos casos de vertigens labirínticas, 72,2% dos casos de vertigens retrolabirínticas, 100% das vertigens posicionais benignas e 95% das vertigens cervicais.
A associação de piracetam e di-hidroergocristina também foi avaliada em 20 pacientes ambulatoriais, com idade acima de 65 anos, portadores de insuficiência vascular cerebral crônica. Estes participantes foram randomizados para receber placebo ou a associação a cada 8 horas por 60 dias. Foram realizados exames clínicos e avaliação psicológica antes do tratamento, na 4ª e na 8ª semana de tratamento. Cinco participantes abandonaram o tratamento por causas desconhecidas, 3 no grupo que recebeu placebo e 2 no grupo que recebeu a associação. Apesar da casuística pequena, foi possível observar uma nítida melhora na evolução clínica dos pacientes que receberam a associação, sendo que 75% deles apresentaram evolução boa ou excelente, enquanto apenas um participante que recebeu placebo apresentou evolução boa. Quanto à avaliação psicológica, ao final do tratamento, 75% dos participantes que receberam a associação apresentaram resultados excelentes ou bons, o que não ocorreu com nenhum participante que recebeu placebo.
Ganança MM et al. Ação terapêutica da piracetam + di-hidroergocristina e da cinarizina nas síndromes vestibulares. Acta AWHO. 1985;4(3):178-181.
Ordosgoitia H, Castro C, Carbayeda M, Labella T. Ensayo clinico sobre la aplicacion de la asociacion piracetam y dihidroergocristina en cuadros vertiginosos de diferente etiologia. An Otorrinolaringol Ibero Am. 1989;16(3):271-9. Angulo MS, Dantas CN. Avaliação clínica e psicológica da associação piracetam e di-hidroergocristina no tratamento da insuficiência vascular cerebral. Geriatria em Síntese 1986;3(2):13-17.