Superdosagem ganciclovir

GANCICLOVIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GANCICLOVIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GANCICLOVIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A superdose com ganciclovir IV, alguns casos com desfechos fatais, tem sido relatada nos estudos clínicos e durante a experiência após o lançamento. Em alguns casos, nenhum evento adverso foi relatado. A maioria dos pacientes apresentou um ou mais dos seguintes eventos adversos:
Toxicidade hematológica: mielossupressão, incluindo pancitopenia, falência da medula óssea, leucopenia, neutropenia e granulocitopenia.
Hepatotoxicidade: hepatite e alterações da função hepática.
Toxicidade renal: lesão renal aguda, elevação da creatinina e piora da hematúria em pacientes com lesão renal preexistente.
Toxicidade gastrintestinal: dor abdominal, diarreia e vômitos. Neurotoxicidade: convulsão e tremores generalizados.
A hemodiálise e hidratação podem ser úteis na redução das concentrações plasmáticas sanguíneas dos pacientes que receberam uma superdose de ganciclovir (vide item 3. CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS – Farmacocinética em situações clínicas especiais).

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.