Reações adversas katadolon

KATADOLON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KATADOLON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KATADOLON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Muito freqüentes: (≥ 10%): cansaço (cerca de 15% dos pacientes), sobretudo no início do tratamento. Freqüentes: (≥ 1% – 10%): tontura, azia, náuseas/vômitos, úlcera estomacal, prisão de ventre, distúrbios do sono, sudorese exagerada, perda do apetite, depressão, tremor, cefaléia, gastralgia, boca seca, agitação/nervosismo, flatulência e diarréia. Eventuais (≥ 0,1% – < 1%): confusão mental, distúrbios visuais e reações alérgicas. As reações alérgicas, em alguns casos com elevação da temperatura corpórea, podem se manifestar, por exemplo, como rash cutâneo, urticária e prurido. Muito raros (<0,01 %): relatos advindos da experiência de utilização na prática, contém muito raramente e em casos isolados, efeitos colaterais afetando o fígado: aumento das transaminases (que geralmente regridem após redução de dosagens ou interrupção do tratamento com o maleato de flupirtina), hepatite medicamentosa (aguda ou crônica, com ou sem icterícia, com ou sem colestase). Nestes casos isolados com sintomas clínicos, havia antecedentes de hepatopatia ou havia sido administrada outra medicação hepatotóxica. Os efeitos colaterais costumam depender das doses administradas. Em alguns casos, desaparecem no decorrer do tratamento ou são reversíveis ao término da terapia.
Efeito sobre a habilidade de operar máquinas e dirigir veículos.
Dependendo da dose administrada e da sensibilidade do paciente, este medicamento pode alterar a atenção e os reflexos. Pacientes que sentirem sonolência ou vertigem durante o tratamento com maleato de flupirtina, não deverão conduzir veículos nem operar máquinas, principalmente em caso de administração concomitante ao uso de álcool.