Bula para paciente aderogil d3

ADEROGIL D3 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ADEROGIL D3 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ADEROGIL D3 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é destinado à prevenção dos estados de falta de vitaminas A e D.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
ADEROGIL Gotas possui em sua formulação duas vitaminas (vitamina A e vitamina D) em solução lipossolúvel (não solúvel em água), permitindo a sua utilização nos casos de falta ou deficiência dessas vitaminas.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
ADEROGIL Gotas não deve ser utilizado nos seguintes casos:
-Alergia aos componentes da fórmula.
-Hipervitaminoses (aumento nos níveis de vitaminas no organismo) A e D, hipercalcemia (aumento nos níveis de cálcio no sangue) ou osteodistrofia renal (descalcificação óssea ou má formação do osso devido a problemas renais) com hiperfosfatemia (aumento nos níveis de fosfato no sangue).

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES
Pacientes com arteriosclerose (endurecimento das paredes das artérias), insuficiência cardíaca (condição em que o coração é incapaz de bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do corpo), hiperfosfatemia e insuficiência renal (condição na qual os rins apresentam atividade abaixo do nível normal) devem procurar orientação médica para avaliar o risco/benefício da administração das vitaminas A e D.
Em caso de hipervitaminose D, recomenda-se manter dieta com baixa quantidade de cálcio, grandes quantidades de líquido e se necessário glicocorticoides (tipo de hormônio).

Populações especiais
Em pacientes com insuficiência renal (nos rins) crônica, as concentrações séricas (do sangue) de vitamina A ficam aumentadas.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Antiácidos (medicamentos usados para neutralizar o ácido do estômago) que contenham magnésio quando usados concomitantemente com vitamina D podem resultar em hipermagnesemia (aumento nos níveis de magnésio no sangue), especialmente na presença de insuficiência renal crônica.
O uso concomitante de vitamina A e etretinato (medicamento usado no tratamento da psoríase) deve ser evitado, devido ao risco de surgimento de hipervitaminose A.
Não se recomenda o uso simultâneo de retinol (vitamina A) e isotretinoína (medicamento usado no tratamento da acne), podendo resultar em efeitos tóxicos aditivos.
O uso concomitante de vitamina D com análogos (derivados), especialmente calcifediol, não é recomendado devido ao efeito aditivo e aumento do potencial tóxico. Preparações que contenham cálcio em doses elevadas ou diuréticos (que promovem o aumento na produção e na eliminação da urina) tiazídicos quando usados concomitantemente com vitamina D, aumentam o risco de hipercalcemia e as que contêm fósforo, também em doses elevadas, aumentam o risco potencial de hiperfosfatemia.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
ADEROGIL Gotas deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).
Não utilize ADEROGIL Gotas caso haja sinais de violação e/ou danificações da embalagem.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento
Líquido oleoso límpido amarelado e com odor de laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Prevenção do raquitismo (amolecimento e enfraquecimento dos ossos, causado principalmente pela falta de vitamina D e/ou falta de cálcio e fosfato).

Uso em prematuros e recém-nascidos de baixo peso:
5 gotas (400 U.I. de vitamina D3 + 1000 U.I. de vitamina A) por via oral por dia, a partir do 5º – 10º dia de vida.

Uso em lactentes (crianças em fase de amamentação) normais e crianças:
5 gotas (400 U.I. de vitamina D3 + 1000 U.I. de vitamina A) por via oral por dia, a partir do 30º dia de vida.

Posologia diária recomendada *IDR % IDR*
  Lactentes Crianças Lactentes Crianças
0,5-6 meses 7-11 meses 1-3 anos

4-6
anos

7-10 anos 0,5-6 meses 7-11 meses 1-3 anos

4-6
anos

7-10 anos
vitamina A (acetato de retinol) 1000 UI 1250 UI 1333 UI 1333 UI 1500 UI 1667 UI 80% 75% 75% 67% 60%
vitamina D (colecalciferol) 400 UI 200 UI 200 UI 200 UI 200 UI 200 UI 200% 200% 200% 200% 200%

 

 


* IDR – Ingestão Diária Recomendada

Modo de Usar
1) Coloque o frasco na posição vertical com a tampa para o lado de cima, gire-a até romper o lacre.
2) Vire o frasco com o conta-gotas para o lado de baixo e bata levemente com o dedo no fundo do frasco para iniciar o gotejamento.
Cada 1 mL = 28 gotas

Não há estudos dos efeitos de ADEROGIL Gotas administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral, conforme recomendado pelo médico.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Na ocorrência de hipervitaminose A, tem sido relatados casos de sangramento da gengiva, agitação, diarreia, tonturas, visão dupla, vômitos, irritação severa, descamação da pele e, em casos graves, podem ocorrer hipertensão intracraniana (aumento da pressão do crânio), convulsões (contrações e relaxamentos involuntários dos músculos em geral) e fechamento epofisário precoce (ossificação prematura da cartilagem dos ossos).
Na hipervitaminose D tem sido relatados casos de secura da boca, dor de cabeça, polidipsia (sede excessiva), poliúria (eliminação excessiva de urina), perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga (cansaço), sensação de fraqueza, aumento da pressão arterial, dor muscular, prurido (coceira) e perda de peso.
Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Os sintomas observados no item “Quais os males que este medicamento pode me causar?” são decorrentes de uma superdosagem de vitaminas; no entanto, estes sintomas são reversíveis com a suspensão do tratamento.
Na ocorrência de superdosagem a administração do produto deve ser imediatamente interrompida, instituindo-se tratamento sintomático e de suporte.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.