Características farmacológicas labigeron

LABIGERON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LABIGERON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LABIGERON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Labigeron® é um bloqueador seletivo da entrada de cálcio para o interior dos eritrócitos que não altera a frequência, a contratilidade e a condução do coração. Sua substância ativa é a cinarizina.
Labigeron® possui a propriedade de inibir a entrada de íons cálcio para o interior da célula muscular lisa das arteríolas, antagonizando a ação das substâncias vasoativas e melhorando a elasticidade arterial. Como resultado do bloqueio da entrada de cálcio para o interior dos eritrócitos, há maior flexibilidade das hemácias, diminuição da viscosidade sanguínea, com melhor fluxo arterial e aporte de oxigênio aos tecidos. Admite-se que este mecanismo inibitório sobre o transporte de cálcio também se faz presente ao nível das células sensoriais da ampola do ouvido interno, levando assim a um efeito direto sobre o aparelho vestibular.
Labigeron® aumenta a resistência celular à hipoxia. Clinicamente, estas propriedades se traduzem por alívio dos vários sintomas decorrentes dos distúrbios da circulação cerebral e periférica e dos distúrbios do equilíbrio.
Labigeron®, ao bloquear a ação das substâncias geradoras do espasmo vascular (ação antiespasmógena), libera a microcirculação arteriovenosa central e periférica, propiciando-lhe repouso funcional, maior elasticidade e amplitude vasodilatadoras e, com isso, maior fluxo sanguíneo para os tecidos. Do ponto de vista clínico, esta ação antiespasmógena vascular de Labigeron® foi particularmente notada no controle de distúrbios circulatórios pertencentes a três importantes agrupamentos sindrômicos, assim classificados: distúrbios da circulação cerebral; distúrbios da circulação periférica; distúrbios do equilíbrio.
Quanto as síndromes decorrentes de distúrbios da circulação cerebral, Labigeron® controla os sintomas dependentes de processos involutivos arterioscleróticos ou aqueles ligados a sequelas pós- apopléticas ou pós-traumas cranioencefálicos.
Sua atuação se faz sentir em todas as formas de doenças vasculares periféricas, que afetam a irrigação das extremidades, tais como, a claudicação dependente de modificações arterioscleróticas ou da tromboangeite obliterante.
Quanto aos distúrbios de equilíbrio, Labigeron® revelou-se medicação eficaz no alívio dos sintomas decorrentes de irritabilidade vestibular. Seu efeito sedativo, nesse sentido, foi notável no controle da vertigem, zumbidos, náuseas, cefaleias e todos os sintomas relacionados com a cinetose. No campo otorrinolaringológico, trabalhos nacionais e estrangeiros confirmam a eficácia de Labigeron® no controle dos distúrbios do equilíbrio.
O pico plasmático de Labigeron® é obtido entre 1 e 3 horas após a ingestão com meia-vida inicial de 4 horas. Labigeron® é inteiramente metabolizado e a eliminação destes metabólitos se dá 1/3 pela urina e 2/3 pelas fezes. A ligação da cinarizina com as proteínas plasmáticas é 80% e 13% ligado aos eritrócitos.