Advertências ad-til

AD-TIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AD-TIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AD-TIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os preparados orais de vitaminas A e D não são indicadas para tratar a deficiência destas vitaminas em pessoas em que a etiologia da doença seja a síndrome de má absorção.
Pacientes fazendo uso crônico de altas doses de vitaminas A e D devem ser avaliados periodicamente pelo médico a fim de se excluir a possibilidade do desenvolvimento de hipervitaminoses A e D.
Ingestão de doses excessivas de vitamina D (20.000 U.I./dia por adultos e 2.000 U.I./dia por crianças por vários meses) pode resultar em intoxicação grave.
A administração de Ad-til® deve ser cuidadosamente avaliada em pacientes:
-com condições cardíacas preexistentes, arteriosclerose e insuficiência renal, em razão de uma potencial exacerbação relacionada aos efeitos da hipercalcemia persistente durante o uso terapêutico;
-com doença hepática com prejuízo da capacidade de absorção;
-com hiperfosfatemia em razão do risco de calcificação metastática e normalização dos níveis de fosfato antes da terapia;
-em bebês e crianças pelo risco de hipersensibilidade a pequenas doses de vitamina D;
-na sarcoidose ou outra doença granulomatosa por possível aumento da hiperlipidemia, pois há um potencial para elevação dos níveis de LDL;
-com osteodistrofia renal ou outras condições que requeiram altas doses de vitamina D pura;
-quando há uso concomitante de preparados contendo cálcio ou outros preparados vitamínicos contendo vitamina D ou análogos.

Gravidez e lactação: A ingestão diária de vitaminas A e D durante a gestação e a amamentação está bem estabelecida na tabela de Ingestão Diária Recomendada (IDR) e, de um modo geral, é suprida pelo uso de alimentos ricos nestas vitaminas (frutas amarelas, vegetais amarelos e verde-escuros, leite e derivados, peixe e derivados).
No caso de ingestão inadequada, indica-se administração de duas a quatro gotas de Ad-til® ao dia a fim de manter o aporte diário de vitaminas recomendado.
O uso de Ad-til® não deve exceder oito gotas ao dia (10.000 UI) durante a gestação.
Categoria D de risco na gravidez – Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Também não deve ser utilizado durante a amamentação, exceto sob orientação médica.

Pacientes idosos: Não existem restrições ou cuidados especiais quanto ao uso do produto por pacientes idosos. Entretanto, o uso prolongado de vitamina A por idosos pode aumentar o risco de sobrecarga de vitamina A. Estudos revelaram que idosos podem ter níveis mais baixos de vitamina D do que os adultos jovens, especialmente aqueles com pouca exposição solar.

Pacientes com insuficiência hepática e renal: O uso de vitamina A e vitamina D em pacientes com insuficiência renal e/ou hepática leve a moderada deve ser acompanhado de precauções e os pacientes devem ser avaliados regularmente.