Bula para paciente levaquin

LEVAQUIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LEVAQUIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LEVAQUIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Levaquin®é um medicamento pertencente ao grupo dos fármacos conhecidos como antibióticos. Levaquin®é indicado para o tratamento de infecções causadas por germes sensíveis ao levofloxacino. A ação do medicamento inicia-se logo após a sua administração, continuando progressivamente com o decorrer do tratamento, até a eliminação da infecção.

Cuidados de armazenamento
Comprimidos: Conservar em temperatura ambiente (15°C a 30oC). Proteger da luz e umidade.
Solução diluída para infusão intravenosa: Conservar em temperatura inferior a
25oC. Proteger da luz. Não congelar.

Prazo de validade
Ao adquirir o produto, verifique na embalagem externa se ele obedece ao prazo de validade. Não tome medicamento com o prazo de validade vencido. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Gravidez e lactação
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentado. Não se recomenda o uso de Levaquin®durante a gravidez e a lactação.

Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Normalmente, a dose oral diária é de 500 mg a cada 24 horas, dependendo da condição a ser tratada. Levaquin® injetável deve ser administrado por infusão intravenosa, não devendo ser aplicado por via intramuscular, intratecal, intraperitoneal, ou subcutânea.

Uso em crianças
Levaquin® não deve ser usado em crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Pacientes idosos
As doses recomendadas são válidas também para pacientes idosos. Não há necessidade de ajuste das doses, desde que esses pacientes não tenham doença nos rins.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. É muito importante que você cumpra exatamente o total de dias de tratamento prescrito.

Reações adversas
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
Os efeitos colaterais mais frequentes são: diarreia, dor de cabeça e náusea.
Também podem ocorrer, embora menos frequentemente: flatulência, dor abdominal, erupção da pele e coceira, dispepsia, insônia, tontura e vaginite.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias
Avise seu médico a respeito de outros medicamentos que você esteja tomando, inclusive aqueles que você comprou sem receita médica e quaisquer outros remédios ou suplementos dietéticos que você esteja usando. É muito importante que seu médico saiba se você está tomando antiácidos, polivitamínicos e preparações contendo ferro ou zinco, pois eles podem interferir na absorção do levofloxacino. Caso tais medicamentos sejam necessários, eles deverão ser tomados duas horas antes ou duas horas depois da administração de Levaquin®. É desaconselhável a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Levaquin®.

Contraindicações
Avise seu médico sobre problemas de saúde ou alergias que você tem ou teve no passado. Você não deve tomar Levaquin® se você for alérgico ao levofloxacino, a outros antibióticos quinolônicos ou a qualquer ingrediente do produto.

Advertências e Precauções
Atenção: Levaquin® solução diluída para infusão contém Açúcar (glicose), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
Levaquin® Comprimidos: Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas: Levaquin® pode provocar tontura ou outros efeitos colaterais neurológicos, que podem afetar sua vigilância ou sua habilidade para dirigir.
Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.