Bula para paciente level

LEVEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LEVEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LEVEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



• Level® é um contraceptivo oral, também conhecido como “pílula anticoncepcional”. Age basicamente através da inibição da ovulação, sendo, por isso, altamente eficaz na prevenção da gravidez indesejada, controle das irregularidades menstruais e no tratamento da síndrome da tensão pré-menstrual. Desde que tomado corretamente, a ação de Level® permanece durante todo o tempo de sua utilização. Os contraceptivos orais são altamente eficazes quando utilizados conforme determina a posologia ou a prescrição médica: uso diário do medicamento, preferencialmente no mesmo horário e sem esquecimentos. Mesmo assim, há raros relatos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais.

•Mantenha Level® em temperatura ambiente (15 a 30ºC) e protegido da umidade.

•Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Não utilize medicamentos com a validade vencida.

•Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento com Level® ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. Nestes casos, interrompa imediatamente o uso de Level®.

• Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Level® deve ser tomado todos os dias, sempre na mesma hora do dia (a cada 24 horas), preferencialmente após o jantar, ou antes, de deitar. É importante a paciente estabelecer uma rotina na tomada da pílula diminuindo, assim, a possibilidade de esquecimento. Siga rigorosamente a posologia indicada na bula ou prescrita por seu médico. O não cumprimento pode causar falhas na ação de Level®, possibilitando a ocorrência de gravidez.

•Não interrompa o tratamento com Level® sem o conhecimento do seu médico. A interrupção faz com que os órgãos de reprodução recuperem a atividade ovulatória e a paciente pode voltar a engravidar.

•Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: náuseas, vômitos, dores de cabeça, sensação de aumento e tensão mamária, alteração do desejo sexual, corrimento vaginal, sangramento no meio do ciclo, alterações do peso corporal, estados depressivos, nervosismo, insônia, cansaço, inchaços, varizes, desconforto com o uso de lentes de contato e vermelhidão pelo corpo.
Estas reações tendem a desaparecer ou diminuir após dois a três ciclos de tratamento.

•Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

•Level® pode ser ingerido com outros alimentos. Caso esteja tomando regularmente outros medicamentos, avise o médico, pois alguns podem reduzir o efeito de Level® (veja Interações medicamentosas).

•Contraindicações: Level® não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, nos casos de gravidez comprovada ou suspeita; tromboflebites ou doenças tromboembólicas; história anterior de tromboflebite venosa profunda ou alterações trombo-embólicas; doenças cerebrovasculares ou das artérias coronarianas; tumor no fígado; tumor no endométrio, tumor nas mamas ou outra neoplasia estrógeno- dependente suspeita ou confirmada; sangramento genital de causa desconhecida; icterícia (amarelamento da pele).

Precauções: antes de iniciar o tratamento com Level®, a paciente deve submeter-se a um exame geral, um minucioso exame ginecológico (inclusive Papanicolaou) e das mamas, além de ser excluída qualquer possibilidade de estar grávida.
– Durante o tratamento prolongado com Level® é importante submeter-se a cada 6 meses a exames de controle.
– A paciente deve interromper imediatamente o uso de Level® e comunicar ao médico caso apareça algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça tipo enxaqueca que a paciente nunca havia tido anteriormente; dores de cabeça frequentes e fortes; perturbações da visão, audição ou de outros sentidos; inflamação ou dores nos braços ou pernas que não costumavam acontecer; sensação de dor e aperto no peito; dificuldade de respiração; amarelamento da pele; coceira no corpo; aumento dos ataques epiléticos; aumento na pressão sanguínea; depressão grave; dores ou inchaço na barriga e gravidez.
– O tratamento deve ser suspenso nos casos de cirurgia programada (com 6 semanas de antecedência) ou imobilização forçada.
– Laxantes suaves não diminuem a segurança contraceptiva de Level®. No entanto, se ocorrerem fortes vômitos e diarreias, não se pode ter certeza de que os componentes ativos foram absorvidos e exerceram sua ação, sendo assim duvidosa a segurança contraceptiva durante o ciclo em curso. Nestes casos, recomenda-se outros métodos contraceptivos adicionais como os de barreira (diafragma juntamente com espermicida ou, então, camisinha), sem deixar de continuar tomando Level®. Não use o método da tabelinha (Ogino Knaus) ou da temperatura basal, uma vez que os contraceptivos orais aumentam as possibilidades de falhas destes métodos.
-Após tratamento prolongado com contraceptivos orais, podem aparecer, em pacientes predispostas, manchas no rosto que ficam mais visíveis ao tomar sol. Por isso, recomenda-se a mulheres predispostas que não fiquem muito tempo expostas ao sol.
-O médico deve exercer cuidadosa supervisão nos casos em que a paciente apresente diabetes, varizes, pressão alta, epilepsia e antecedentes de flebite. (Veja item Precauções nas Informações Técnicas).

•Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento com Level®.

•Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a saúde.