Posologia de levitra

LEVITRA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LEVITRA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LEVITRA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Método de administração
Comprimido revestido
Uso oral
Levitra® comprimido revestido pode ser ingerido junto com alimentos ou não.

Comprimido orodispersível
Uso oral
Levitra® 10 mg comprimido orodispersível deve ser colocado na língua até dissolver. O uso do comprimido orodispersível deve ser feito sem alimento ou água na boca, imediatamente após a retirada do comprimido do blíster.
Levitra® 10 mg comprimido orodispersível pode ser usado após as refeições ou em jejum.

 Regime de dose
A dose inicial recomendada é de 10 mg, Levitra® comprimido revestido ou comprimido orodispersível, administrada conforme necessário, cerca de 25 a 60 minutos antes da atividade sexual.
A dose pode ser aumentada para 20 mg de vardenafila (1 comprimido revestido de 20 mg) ou diminuída para 5 mg de vardenafila (1 comprimido revestido de 5 mg), dependendo da eficácia e da tolerabilidade.
A dose máxima recomendada de Levitra® comprimido revestido é de 20 mg (1 comprimido revestido de 20 mg), uma vez por dia.
A dose máxima recomendada de Levitra® comprimido orodispersível é de 10 mg (1 comprimido orodispersível de 10 mg), uma vez por dia.
A frequência máxima recomendada de administração é de uma vez por dia.
“Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.”

 Recomendações gerais
Nos estudos clínicos, Levitra® mostrou-se eficaz quando administrado até 4 a 5 horas antes da relação sexual.
O estímulo sexual é necessário para que se obtenha a resposta natural ao tratamento (ver “Propriedades Farmacodinâmicas”).
Levitra® (cloridrato de vardenafila) comprimido orodispersível e Levitra® (cloridrato de vardenafila) comprimido revestido não são intercambiáveis.

 Informação adicional para populações especiais de pacientes
Pacientes idosos (acima de 65 anos)
Não é necessário ajuste de dose em pacientes idosos.

Crianças (abaixo de 18 anos)
Levitra® não é indicado para uso em crianças.

Pacientes com insuficiência hepática
Não é necessário ajustar a dose em pacientes com insuficiência hepática leve (Child-Pugh A).
A depuração da vardenafila apresenta-se reduzida em pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh B); portanto, é recomendado utilizar a dose inicial de 5 mg de Levitra®(1 comprimido revestido de 5 mg), que pode ser aumentada posteriormente com base na eficácia e na tolerabilidade, até a dose máxima de 10 mg de Levitra® comprimido revestido. Pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh B) não devem utilizar Levitra® 10 mg comprimido orodispersível.
A farmacocinética da vardenafila não foi estudada em pacientes com insuficiência hepática grave (Child-Pugh C) (ver “Propriedades Farmacocinéticas”).

Pacientes com insuficiência renal
Não é necessário ajustar a dose em pacientes com comprometimento renal leve (depuração de creatinina  50 a 80 ml/min), moderado (depuração de creatinina  30 a 50 ml/min) ou grave (depuração de creatinina  30 ml/min).
A farmacocinética da vardenafila não foi estudada em pacientes sob diálise (ver
“Propriedades Farmacocinéticas”).

Pacientes sob uso concomitante de alfa bloqueadores
Pelo efeito vasodilatador dos alfa bloqueadores e da vardenafila, o uso concomitante de Levitra®e alfa bloqueadores pode levar à hipotensão sintomática em alguns pacientes. O tratamento concomitante só deverá ser iniciado se o paciente estiver estável na sua terapia com alfa bloqueador (ver “Interações medicamentosas”). Nestes pacientes estáveis sob terapia com alfa bloqueadores, deve-se iniciar Levitra® com a menor dose recomendada, de 5 mg de Levitra® comprimido revestido. Pacientes tratados com alfa bloqueadores não devem utilizar Levitra® 10 mg comprimido orodispersível como dose inicial. Levitra® pode ser administrado a qualquer momento em conjunto com tansulosina ou alfuzosina. Quando Levitra® for prescrito concomitantemente com outros alfa bloqueadores, deve-se considerar um intervalo de tempo entre as administrações (ver “Interações medicamentosas”). Em pacientes que já estejam em tratamento com dose otimizada de vardenafila, a terapia com alfa bloqueadores deverá ser iniciada com dose mínima. Em pacientes tratados com inibidor de PDE5, inclusive vardenafila, o aumento escalonado da dose de alfa bloqueador poderá associar-se com redução adicional da pressão arterial.

Pacientes sob uso concomitante de potentes inibidores do CYP3A4
A dose de Levitra® comprimido revestido pode necessitar de ajuste em pacientes tratados com certos inibidores do CYP3A4 (por exemplo, cetoconazol, itraconazol, ritonavir, indinavir, eritromicina e claritromicina) (ver “Advertências e Precauções” e “Interações medicamentosas”).
A dose máxima de 5 mg de Levitra® comprimido revestido não deve ser ultrapassada quando usada em associação com eritromicina ou claritromicina, que são inibidores do citocromo P450 (CYP) 3A4 (ver “Advertências e Precauções” e “Interações medicamentosas”).
A dose máxima de 5 mg de Levitra® comprimido revestido não deve ser ultrapassada quando empregada em associação com cetoconazol ou itraconazol, potentes inibidores do citocromo P450 (CYP) 3A4. Levitra® não deve ser utilizado simultaneamente com doses de cetoconazol ou itraconazol maiores que 200 mg. É contraindicado o uso concomitante com inibidores da protease do HIV, tais como indinavir e ritonavir, inibidores muito potentes do CYP3A4 (ver “Contraindicações”, “Advertências e Precauções”, “Interações Medicamentosas”).