Resultados de eficácia aerolin comprimido e xarope

AEROLIN COMPRIMIDO E XAROPE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AEROLIN COMPRIMIDO E XAROPE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AEROLIN COMPRIMIDO E XAROPE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Um estudo de WOLFE JD et al envolvendo 20 adultos com asma em uso crônico de teofilina e agonistas adrenérgicos inalatórios avaliou os efeitos do uso agudo de 4 mg de salbutamol oral, 20 mg de metaproterenol e 5 mg de terbutalina, evidenciando valores similares de bronco dilatação máxima para os fármacos estudados. O efeito máximo do salbutamol sobre o VEF 1 ocorreu em 3 horas. Os dados para FEMM e CVF exibiram tendências similares para todos os fármacos. A duração da bronco dilatação foi de no mínimo 8 horas para o salbutamol e a terbutalina, em comparação com o metaproterenol. (1) Rachelefsky et al avaliaram a eficácia do salbutamol em 20 crianças com asma em estudo de duas fases: mono-cego, comparando múltiplas doses de placebo a três tratamentos semanais separados com 2, 4 e 6 mg de salbutamol (comprimidos ou xarope), quatro vezes ao dia; e duplo-cego cruzado, comparando 4 mg de salbutamol comprimidos a xarope e placebo. Na fase 1, as doses de 4 e 6 mg de salbutamol mostraram maior eficácia. Na fase 2, a dose de 4 mg de salbutamol foi superior ao placebo. O pico de eficácia da dose de 4 mg do xarope ocorreu em quatro horas, com duração de seis horas, enquanto o do comprimido ocorreu em 2 horas e foi mínimo após cinco horas. (2)
Em estudo retrospectivo, Phupong et al avaliaram 132 gestações com ameaça de parto prematuro idiopático tratadas com salbutamol oral. Em 81% dos casos, a gestações foi prolongada por mais de 24 h, em 59,8%, por mais de dois dias, em 32,6%, por mais de uma semana e em 8,3%, por mais de quatro semanas.
1. WOLFE JD et al. Comparison of the acute cardiopulmonary effects of oral albuterol, metaproterenol, and terbutaline in asthmatics.JAMA 1985; 253 (14):2068-72.
2. RACHELEFSKY GS et al. Oral albuterol in the treatment of childhood asthma. Pediatrics 1982; 69 (4):397-403.
3. PHUPONG et al. Oral salbutamol for treatment of preterm labor. J Med Assoc Thai 2004; 87 (9):1012-6.