Indicações aerolin injetável

AEROLIN INJETÁVEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AEROLIN INJETÁVEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AEROLIN INJETÁVEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O salbutamol injetável é indicado para duas situações clínicas:
1) Para o alívio do broncoespasmo grave, associado à asma ou bronquite e para o tratamento do estado de mal asmático.
2) Para o controle do trabalho de parto prematuro não complicado, no último trimestre da gravidez.
O salbutamol é um agonista β-adrenérgico seletivo. Em doses terapêuticas atua sobre os receptores adrenérgicos β2 nos brônquios e no útero, com ação muito menor ou nula sobre os receptores adrenérgicos β1 no coração. Sob a orientação médica, é adequado para o tratamento de ataque asmático e parto prematuro não complicado.
Os broncodilatadores não devem ser o único ou principal tratamento em pacientes com asma grave ou instável. Asma grave requer orientação médica regular, já que pode ser fatal. Os pacientes com asma grave têm sintomas constantes e exacerbações frequentes, com capacidade física limitada, e valores de PEF abaixo de 60%, a partir da linha basal, com variabilidade maior que 30%, geralmente não retornando completamente ao normal após o uso de broncodilatador. Estes pacientes necessitarão de altas doses, por exemplo, >1 mg/dia de dipropionato de beclometasona ou de corticosteroides orais. Uma piora repentina dos sintomas pode requerer aumento na dosagem de corticosteroides, que devem ser administrados urgentemente sob a supervisão médica.