Bula para paciente aerotide

AEROTIDE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AEROTIDE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AEROTIDE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: Aerotide® destina-se ao controle da asma brônquica, tanto para o alívio das crises como para a prevenção das mesmas, nos casos em que se tornam cada vez mais freqüentes e/ ou graves. Desde que usado corretamente (leia com atenção os cuidados de uso), é de se esperar que, em caso de crise, a melhora ocorra em poucos minutos e que o efeito perdure por mais de 4 horas. Caso necessite de outra inalação em menos de 4 horas, procure o seu médico imediatamente. Você pode estar precisando de outros tratamentos. Não aumente por conta própria a dose do medicamento. Quando usado de maneira adequada, o medicamento também previne o agravamento da doença. Para isso, talvez tenha que ser usado por longo tempo.

Cuidados de armazenamento: Mantenha o produto em sua embalagem original e em temperatura ambiente (abaixo de 30°C). Proteger da luz solar e do congelamento.

Prazo de validade: O prazo de validade é de 36 meses contados a partir da data de fabricação, que se encontra impressa na embalagem externa do produto, juntamente com o número do lote. Não utilize medicamentos que estejam fora do prazo de validade, pois o efeito desejado pode não ser obtido.

Gravidez e lactação: Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez ou se estiver amamentando na vigência do tratamento ou após seu término.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Instruções de uso: A lata de Aerotide® é pressurizada. Por esta razão, não tente furá-la. Não a jogue no fogo, mesmo quando vazia. Recomenda-se lavar, de preferência com água morna e sabão neutro, a parte do aplicador que se ajusta à boca (bocal) antes da aplicação do medicamento. A peça deve ser bem enxaguada e seca, após o que, protegida com a sua tampa. Quando for aplicar Aerotide®, siga corretamente a técnica aplicada abaixo.
Os pacientes com fraqueza nas mãos devem usar o inalante com ambas as mãos, com os dois indicadores na parte superior do inalador e ambos os polegares abaixo do local.

IMPORTANTE: Não execute os estágios 2 e 3 de forma apressada. É importante que o seu inalador seja acionado no mesmo momento da inalação (inspiração). Isto é conseguido por meio de uma rápida e vigorosa sucção no bocal. Pratique todos os passos da instrução em frente a um espelho nas primeiras vezes. Como com todos os medicamentos em aerossol, é aconselhável testar o acionamento do inalador antes de usá-lo pela primeira vez e sempre que o aerossol não for usado por uma semana ou mais. O escape de partículas formando uma fina nuvem acima do inalador, durante a administração do medicamento, indica falha na aplicação. Isto significa, então, que tudo deve ser repetido a partir do estágio 1.

Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Reações adversas: Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como “sapinho”, aftas, dor de garganta ou rouquidão.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias: Informe seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.

Contraindicações e precauções: O uso de Aerotide® é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.