Advertências macrodantina

MACRODANTINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MACRODANTINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MACRODANTINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reações pulmonares agudas, subagudas e crônicas foram observadas em pacientes tratados com a nitrofurantoína. Caso ocorram, o tratamento deverá ser suspenso e deverão ser tomadas as medidas apropriadas. Casos de anemia hemolítica, semelhantes aos que ocorrem por sensibilidade à primaquina, foram relatados. Em qualquer sinal de hemólise, é indicada a suspensão do tratamento, pois ela é reversível com a retirada do medicamento.
A segurança da nitrofurantoína na gravidez e lactação não foi estabelecida, razão pela qual, o seu emprego nestas condições exige avaliação criteriosa dos riscos e benefícios. A neuropatia periférica poderá raramente ocorrer em pacientes portadores de diabetes, hipovitaminose B, nefro ou hepatopatia, anemia e doenças debilitantes. A redução posológica ou a suspensão do medicamento geralmente promove a reversão desse quadro clínico. A nitrofurantoína, sendo altamente solúvel na urina, confere-lhe uma coloração amarelada.