Interações medicamentosas marcoumar

MARCOUMAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MARCOUMAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MARCOUMAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Femprocumona é metabolizado principalmente pelo CYP450 2C9 e isoenzimas 3A4
Medicamentos comumente prescritos podem potencializar ou antagonizar o efeito dos cumarínicos. Portanto, é importante a monitoração dos parâmetros da coagulação após o início ou retirada de outras drogas em pacientes em uso de anticoagulantes orais.
Substâncias que podem intensificar o efeito dos anticoagulantes orais: alopurinol, amiodarona, esteróides anabólicos, fibratos, dissulfiram, drogas anti-inflamatórias (salicilatos e alguns anti-inflamatórios não hormonais, incluindo inibidores da COX-2), tamoxifeno, drogas tireoideanas, antidepressivos tricíclicos, e alguns antimicrobianos (várias cefalosporinas, cloranfenicol, cloxacilina, sulfonamidas, derivados da eritromicina e derivados triazólicos e imidazólicos).
Substâncias que podem reduzir o efeito dos anticoagulantes: barbitúricos, carbamazepina, colestiramina, diuréticos, corticosteróides, rifampicina, vitamina K.
Redução no efeito e concentração do plasma foi relatada durante o tratamento com St. John´s Wort (Erva de São João – extrato Hypericum perforatum). Isto pode ser devido à indução das insoenzimas do citocromo P450. Em pacientes recebendo anticoagulantes orais, o tempo de protrombina deve ser monitorado, rigorosamente, do início ao fim do tratamento com a Erva de São João.
O efeito do álcool é variável sobre Marcoumar (femprocumona). Alcoólatras crônicos podem experimentar redução do efeito anticoagulante, apesar deste estar aumentado na presença de doença hepática. A ingestão aguda pode aumentar o efeito anticoagulante.
Anticoncepcionais contendo estrogênios e progesterona podem aumentar o clearance de femprocumona sem alterar o seu efeito anticoagulante.
Marcoumar (femprocumona) pode intensificar o efeito de sulfoniluréias quando usadas concomitantemente (havendo risco de hipoglicemia).