Posologia de marcoumar

MARCOUMAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MARCOUMAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MARCOUMAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O tratamento com Marcoumar (Femprocumona) deve ser monitorado através do tempo de tromboplastina ou outro teste adequado, tal como um método que utiliza substratos cromógenos. A primeira determinação deve ser realizada antes do início do tratamento com Marcoumar (Femprocumona).

Valor de Quick


Dose


Dose


Total

(antes do tratamento)


1º dia


2º dia


dois primeiros dias

80 -100%


5 comp.


3 comp.


8 comp.

70%


4 comp.


2 comp.


7 comp.

60%


4 comp.


2 comp.


6 comp.

< 60%


realizar testes de função hepática



No terceiro dia, uma nova determinação é necessária, devendo-se adaptar a posologia de acordo com o resultado. Em geral, o valor de Quick deve ser abaixo de 15 a 25% do valor normal (INR: 2,5-5,0) e, se houver risco elevado de hemorragia, 20-30% (INR: 1,5-2,5).

O tratamento de manutenção requer doses mais baixas de Marcoumar (Femprocumona), ou seja, 1/2 a 2 comprimidos por dia. A resposta ao tratamento é variável em cada paciente, sendo necessária a monitoração contínua dos parâmetros de coagulação, estabelecendo, assim, a dose adequada para cada paciente.

Os comprimidos devem ser ingeridos com líquido, sem mastigá-los ou dissolvê-los previamente.

Orientações posológicas especiais

Profilaxia: Para a maioria dos pacientes com risco de tromboses, três a quatro semanas de profilaxia com Marcoumar (Femprocumona) está indicada. O tratamento anticoagulante deve ser realizado pelo menos até que a mobilização do paciente seja satisfatória. A interrupção prematura do tratamento aumenta o risco de trombose. Marcoumar (Femprocumona) deve ser administrado à partir do segundo ou terceiro dia após intervenção cirúrgica ou parto.

Tratamento: No caso de trombose aguda ou embolia, o tratamento anticoagulante deve ser iniciado com administração intravenosa de heparina (Liquemine, por exemplo). Uma vez superada a fase aguda, isto é, no mínimo após dois dias (dez dias ou mais nos casos graves), o tratamento pode ser continuado com Marcoumar (Femprocumona). No primeiro dia da fase de transição, administra-se a dose inicial completa de Marcoumar (Femprocumona) além da dose habitual de heparina. Esta não apresenta ação prolongada e o efeito anticoagulante de Marcoumar (Femprocumona) só se manifesta após um período de latência. Durante esta fase de transição, é necessário o controle rigoroso dos parâmetros da coagulação. A duração do tratamento com heparina depende do tempo necessário para a obtenção do grau desejado de anticoagulação. A duração do tratamento com Marcoumar (Femprocumona) depende das necessidades clínicas; o tratamento pode se estender por vários meses e, às vezes, por alguns anos.