Resultados de eficácia maxidrate

MAXIDRATE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MAXIDRATE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MAXIDRATE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



MAUREEN D. DONAVAN (1996) estuda a biodisponibilidade de drogas a partir de géis nasais e conclui que polímeros de celulose mantém-se na mucosa por maior tempo sem causar danos a mesma. [“INTRANASAL
MUCOCILIARY CLEARANCE OF PUTATIVE BIOADHESIVE POLYMER GELS” MENGPING ZHOU,
MAUREEN D. DONAVAN – INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICS 135(1996) 115-125].
James S. Chu et al (1991) estudou formulações de géis mucoadesivos e mostra entre outras coisas que uma formulação polimérica com propilenoglicol com baixa viscosidade pode ser facilmente espalhada na cavidade nasal. “ MIXTURE EXPERIMENTAL DESIGN IN THE DEVELOPMENT OF A MUCOADHESIVE GEL FORMULATION” James S.
Chu at all – Pharmaceutical Resarch, vol. 8 nº 11, 1991.
WOLSKA-GOSZKA et al (1991) conduziram estudo aberto, comparativo com grupos paralelos durante 12 meses para comparar os efeitos de gel nasal com metilcelulose e a ausência de terapia no controle de sintomas como ressecamento nasal e alterações metaplásicas da mucosa nasal. Foram envolvidos 70 pacientes trabalhadores portuários expostos a fertilizantes. O gel nasal demonstrou melhora clínica em 66% dos casos e melhora parcial da ulceração, do ressecamento e da leucoplasia de mucosa. Foram observadas vantagens evidentes no uso de gel nasal na proteção da mucosa respiratória superior dos trabalhadores expostos à poeira industrial, defendendo seu uso como medida profilática [WOLSKA-GOSZKA et al. Evaluation of therapeutic effect of migraine-protective gel applied to the nose mucous membrane-in the dockers exposed to noxious industrial dusts. Bull Int Mar Trop Med 1991, 42.1-4.].
SCHWETZ et al (2004) conduziram estudo duplo cego, randomizado, placebo controlado, cruzado, multicêntrico em 91 pacientes alérgicos (21-26 anos de idade) utilizando gel de carboximetilcelulose (CMC) como veículo para teste de medicação para o controle de rinite alérgica. O gel ativo era composto de um bloqueador de pólen e o gel placebo somente com o veículo (CMC). Além de se mostrar efetivo como veículo para a medicação teste, o próprio veículo, a CMC apresentou também um efeito terapêutico (menor do que quando associado ao medicamento), não sendo considerada como um simples placebo. O gel ativo demonstrou ser superior ao veículo isolado quanto aos sintomas (redução de 60% e 20%) e parâmetros de rinometria [SCHWETZ et al. Eficcacy of pollen blocker cream in the treatment of allergic rhinits. Arch Otol Head Neck Surg 2004; 130,979-84].