Advertências meclin

MECLIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MECLIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MECLIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O risco-benefício do cloridrato de meclizina deve ser considerado nos seguintes casos:
-Obstrução do colo da bexiga ou hiperplasia prostática sintomática: os efeitos anticolinérgicos da meclizina podem precipitar a retenção urinária.
-Obstrução gastroduodenal: pode ocorrer diminuição da motilidade e do tônus, agravando a retenção gástrica e a obstrução.
-Predisposição a glaucoma de ângulo fechado: o aumento da pressão intraocular pode precipitar um ataque agudo de glaucoma de ângulo fechado.
-Doença pulmonar, crônica obstrutiva: a redução na secreção brônquica pode causar inspissação e formação de tampão bronquial.

Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao Ácido Acetilsalicílico.

Gravidez
Estudos epidemiológicos em mulheres grávidas não mostraram que o cloridrato de meclizina causa aumento no risco de anormalidades fetais.
Estudos em ratos mostraram que o cloridrato de meclizina causa fenda palatina quando administrada na dose correspondente a 25 a 50 vezes a dose recomendada em humanos.

Amamentação
O cloridrato de meclizina pode ser distribuído no leite materno. Entretanto, problemas em humanos não foram documentados.
Devido a sua ação anticolinérgica, a meclizina pode inibir a lactação.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Pacientes com insuficiência hepática
Por se tratar de uma droga metabolizada no fígado, recomenda-se especial precaução em pacientes com doenças hepáticas.

Geriatria
Não há informação disponível entre a relação da idade e os efeitos do cloridrato de meclizina nos pacientes geriátricos. Entretanto, é de conhecimento que pacientes geriátricos exibem aumento da sensibilidade aos anticolinérgicos, que são farmacologicamente relacionados ao cloridrato de meclizina. Entretanto, constipação, secura de boca, e retenção urinâria (especialmente em homens) são mais prováveis de ocorrer em pacientes idosos.

Interferência em exames laboratoriais
Até o momento não existem dados disponíveis relacionados á interferência da meclizina em exames laboratoriais.
MECLIN (cloridrato de meclizina) pode causar sonolência, desta forma, os pacientes em tratamento devem ter cuidado ao dirigir, operar máquinas, ou participar de qualquer outra atividade perigosa, até que estejam certos de que MECLIN (cloridrato de meclizina) não afeta seu desempenho.