Características farmacológicas agasten

AGASTEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AGASTEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AGASTEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Mecanismo de ação e efeitos farmacodinâmicos
AGASTEN™ é um antagonista do receptor H1. Pertence ao grupo dos anti-histamínicos éter-benzidrílicos. AGASTEN™ inibe seletivamente os receptores histamínicos do tipo H1 e reduz a permeabilidade capilar. Exerce efeito anti-histamínico e antipruriginoso potente com rápido início e longa duração de ação de até 12 horas.

Propriedades farmacocinéticas
Absorção:
Após a administração oral, AGASTEN™ é quase completamente absorvido no trato gastrintestinal. Os níveis plasmáticos máximos são atingidos em 2 a 4 horas. A atividade anti-histamínica do medicamento atinge seu máximo após 5 a 7 horas; geralmente persiste por 10 a 12 horas; em alguns casos, no entanto, chega a 24 horas.
Distribuição:
A ligação da clemastina às proteínas plasmáticas chega a 95%.

Biotransformação:
A clemastina sofre intenso metabolismo no fígado. Eliminação:
A eliminação no plasma ocorre de maneira bifásica, com meias-vidas de 3,6 ± 0,9 horas e 37 ± 16 horas. A principal via de excreção do metabólito (45 a 65%) é através dos rins para a urina, onde somente traços do composto original são encontrados. Nas mulheres, amamentando, pequenas quantidades do fármaco podem passar para o leite materno.