Posologia de agenerase

AGENERASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AGENERASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AGENERASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



SOLUÇÃO ORAL
O Agenerase® é administrado por via oral e pode ser ingerido com ou sem alimentos.
A terapia deve ser iniciada por um médico com experiência no manejo da infecção por HIV.
Agenerase® está disponível nas formulações cápsulas e solução oral. O amprenavir em solução oral é 14% menos biodisponível que em cápsulas. Portanto, Agenerase® cápsulas e solução oral não são intercambiáveis em uma relação miligrama por miligrama (Ver Propriedades farmacocinéticas).
Os pacientes devem descontinuar o uso de Agenerase® solução oral tão logo seja possível fazer o uso da formulação em cápsulas (ver Precauções e Advertências).

Adultos e adolescentes (com 13 anos ou mais de idade e peso corporal acima de 50 kg), incapazes de engolir cápsulas
A dose recomendada de Agenerase® solução oral é de 1.400 mg ( 93,3ml), duas vezes ao dia, em combinação com outros agentes antirretrovirais.

Crianças (de 4 a 12 anos de idade) e pessoas com peso corporal menor que 50 kg, incapazes de engolir cápsulas
A dose recomendada de Agenerase® solução oral é 22,5 mg (1,5 ml)/kg, duas vezes ao dia, ou 17 mg (1,1 ml)/kg, três vezes ao dia, em combinação com outros agentes antirretrovirais, não ultrapassando a dose máxima diária de 2.800 mg.
A interação farmacocinética entre Agenerase® e doses baixas de ritonavir ou outros inibidores da protease ainda não foi avaliada em crianças. Por isso, tais combinações devem ser evitadas em crianças.

Crianças menores de 4 anos de idade
O uso de Agenerase® solução oral é contraindicado em crianças menores de 4 anos de idade.

Insuficiência Renal
Agenerase® solução oral deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal (ver Precauções e Advertências).

Insuficiência Hepática
Agenerase® solução oral deverá ser usado com cautela em pacientes com insuficiência hepática (ver Precauções e Advertências). A dose de Agenerase® solução oral deverá ser reduzida para 513 mg (34 ml), duas vezes por dia, em adultos com insuficiência hepática moderada e para 342 mg (23 ml), duas vezes ao dia, em adultos com insuficiência hepática grave (ver Propriedades farmacocinéticas). Não foram estabelecidas recomendações de dosagem para crianças com insuficiência hepática.

Pacientes Idosos
A farmacocinética do amprenavir não foi estudada em pacientes acima de 65 anos de idade (ver Propriedades farmacocinéticas).
__________________________________________________________________________________________

CÁPSULAS
O Agenerase® é administrado por via oral e pode ser ingerido com ou sem alimentos.
A terapia deve ser iniciada por médico com experiência no manejo da infecção por HIV.
Agenerase® está disponível nas formulações cápsulas e solução oral (indicada para crianças ou adultos incapazes de ingerir cápsulas). O amprenavir em solução oral é 14% menos biodisponível que em cápsulas. Portanto, Agenerase® cápsulas e solução oral não são intercambiáveis em uma relação miligrama por miligrama (Ver Propriedades farmacocinéticas).
Os pacientes devem descontinuar o uso de Agenerase® solução logo que forem capazes de ingerir as cápsulas.

Adultos e adolescentes (com 13 anos ou mais de idade e peso corporal acima de 50 kg)
A dose recomendada de Agenerase® cápsulas é de 1.200 mg, duas vezes ao dia, em combinação com outros agentes antirretrovirais.
Se o Agenerase® cápsulas for administrado em associação ao ritonavir em adultos, recomenda-se reduzir a dose do amprenavir (600 mg, duas vezes ao dia) e do ritonavir (100 mg, duas vezes ao dia).

Crianças (de 4 a 12 anos de idade) e pessoas com peso corporal menor que 50 kg
A dose recomendada de Agenerase® cápsulas é 20 mg/kg, duas vezes ao dia, ou 15 mg/kg, três vezes ao dia, em combinação com outros agentes antirretrovirais, não ultrapassando a dose máxima diária de 2.400 mg.
As interações farmacocinéticas entre o Agenerase® e doses baixas de ritonavir ou outro inibidor da protease ainda não foram estabelecidas em crianças. Dessa forma, deve-se evitar tal associação em crianças.

Crianças menores de 4 anos de idade
A segurança e a eficácia de Agenerase® cápsulas em crianças menores de 4 anos de idade ainda não foram estabelecidas.

Insuficiência Renal
Nenhum ajuste da dose inicial é considerado necessário em pacientes com insuficiência renal (Ver Propriedades farmacocinéticas).

Insuficiência Hepática
A principal via de metabolização e excreção do amprenavir é a via hepática. Agenerase® cápsulas deverá ser usado com cautela em pacientes com insuficiência hepática. A dose de Agenerase® cápsulas deverá ser reduzida para 450 mg, duas vezes ao dia, em pacientes com insuficiência hepática moderada e para 300 mg, duas vezes ao dia, em pacientes com insuficiência hepática grave (Ver Propriedades farmacocinéticas). Não foram estabelecidas recomendações de dosagem para crianças com insuficiência hepática.

Pacientes Idosos
A farmacocinética do amprenavir não foi estudada em pacientes acima de 65 anos de idade (ver Propriedades farmacocinéticas).